Os percursos de navegação durante a resolução do problema de Carbópolis: centralidade e extensibilidade.
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.13933Palavras-chave:
Hipertexto, Microgênese, Solução de problemas.Resumo
Neste artigo, descrevemos o uso de arquivos de log na análise da utilização do software educativo Carbópolis. A análise desses arquivos foi combinada à análise microgenética buscando evidenciar os percursos de navegação e os mecanismos psicológicos manifestos pelos sujeitos durante a resolução do problema apresentado pelo software. Realizou-se a pesquisa com a colaboração de oito participantes, com idades entre 14 e 17 anos. A partir dos dados obtidos na pesquisa, propõem-se duascategorias para a análise dos percursos de navegação em hipertextos ou em simulações educacionais: centralidade e extensibilidade.
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Publicado
2005-11-17
Como Citar
EICHLER, M. L.; FAGUNDES, L. da C. Os percursos de navegação durante a resolução do problema de Carbópolis: centralidade e extensibilidade. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 3, n. 2, 2005. DOI: 10.22456/1679-1916.13933. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/13933. Acesso em: 28 maio. 2023.
Edição
Seção
Artigos
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