PODER DAS SIMULAÇÕES NO ENSINO DE HIDRÁULICA
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.13856Palavras-chave:
simulações, ensino em hidráulica, simulações na engenhariaResumo
Este trabalho tem como objetivo mostrar a necessidade de desenvolver novasferramentas tecnológicas, para o ensino de hidráulica para engenheiros, mais
precisamente a utilização de simuladores virtuais, das práticas em laboratórios de
hidráulica; destacar as vantagens das simulações como complemento à aula tradicional
expositiva, assim como o ganho no processo de ensino e aprendizagem dos alunos,
expostos a este tipo de material instrucional. Para isto foram elaborados 3 simuladores
utilizando o software Flash MX da Macromedia, representando 3 práticas laboratoriais
de hidráulica. Duas turmas do curso de Engenharia da UFRGS, utilizaram estes
simuladores. Pode-se afirmar que os simuladores podem ser ótimas ferramentas no
auxílio à aula convencional e que na área da Engenharia devería-se investir tempo e
recursos para implementar materiais instrucionais deste tipo, para obter uma melhor
qualidade no ensino, assim como para obter uma melhor compreensão de alguns
fenômenos físicos ocorridos nestas práticas, principalmente em instituições que não
disponham de laboratórios de hidráulica.
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Publicado
2005-06-16
Como Citar
GUILLERMO, O. E. P.; TAROUCO, L. M. R.; ENDRES, L. A. M. PODER DAS SIMULAÇÕES NO ENSINO DE HIDRÁULICA. RENOTE, Porto Alegre, v. 3, n. 1, 2005. DOI: 10.22456/1679-1916.13856. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/13856. Acesso em: 6 fev. 2023.
Edição
Seção
Artigos
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