ENSINO A DISTÂNCIA: Novos conceitos pedagógicos são necessários ou os conceitos que já existem são suficientes?
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.13828Palavras-chave:
Ensino a Distância. Ensino presencial. Relações entre ensino a distância e ensino presencial.Resumo
Neste artigo, através da análise dos discursos de alguns pensadores dasáreas de Educação (em geral) e de Ensino a Distância, mostramos que, conquanto o
Ensino a Distância apresente novos desafios aos professores, o que está por trás de boa
parte desses desafios é a necessidade do rompimento com velhas concepções de ensino,
o que já é necessário no ensino presencial, como a de entender o processo de ensino
como uma transmissão de conhecimentos. Nessa direção, apontamos algumas relações
que aparecem em evidência (e algumas subjacentes) nos diferentes discursos dos
pensadores dessas duas áreas. Entendemos, a partir dessa análise, que os fundamentos
do processo educativo do Ensino a Distância são os mesmos do ensino presencial.
Assim, defendemos que, longe de apresentar barreiras intransponíveis à adequada
aprendizagem, o Ensino a Distância apresenta oportunidades de aprendizagem para os
próprios educadores que com ele se envolverem, uma vez que, por suas características
especiais, muitos aspectos do processo de ensino-aprendizagem que se mascaram no
ensino presencial (mas que a ele são inerentes) salientam-se no Ensino a Distância,
como os relacionados às dificuldades nas comunicações entre alunos e professores.
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Publicado
2005-06-16
Como Citar
BRETTAS, L. A.; SOUZA, J. A. de; NUNES, E. L. V.; DANDOLINI, G. A.; LÁPOLLI, Édis M. ENSINO A DISTÂNCIA: Novos conceitos pedagógicos são necessários ou os conceitos que já existem são suficientes?. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 3, n. 1, 2005. DOI: 10.22456/1679-1916.13828. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/13828. Acesso em: 28 nov. 2023.
Edição
Seção
Artigos
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