Tecnologia e educação: relações históricas, locais e mundializadas.

Autores

  • Fabiane Maia Garcia

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.13826

Palavras-chave:

TECNOLOGIA, CONHECIMENTO, DEMOCRATIZAÇÃO, CONSERVADOR, INOVADOR.

Resumo

Discute o processo de informatização na educação, tendo como ponto
de partida percepções acerca dos aspectos conceituais e filosóficos de técnica e
tecnologia. Remonta as contradições, as relações de poder e dominação que estão
associadas ao processo de inserção das novas tecnologias ao ambiente educacional. O
artigo, além do prospecto histórico, estabelece como um ambiente local como a escola,
está inserido em perspectivas e metas globais de poder econômico e político. Por fim o
trabalho estabelece a necessidade da participação efetiva dos que congregam a educação
de modo a inferir e dimensionar os interesses educacionais de democratização e
acessibilidade a este recurso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2005-06-16

Como Citar

GARCIA, F. M. Tecnologia e educação: relações históricas, locais e mundializadas. RENOTE, Porto Alegre, v. 3, n. 1, 2005. DOI: 10.22456/1679-1916.13826. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/13826. Acesso em: 5 fev. 2023.