Estudo de Caso no Curso de Ciência da Computação/UFPEL: Aulas Remotas Utilizando Streaming de Vídeo e Chat como Ferramenta de Comunicação Interativa

Autores

  • Kelly Hannel UFPEL
  • Veronica Burmann da Silva UFPEL
  • Raymundo Ferreira Filho UFRGS
  • Ricardo Azambuja Silveira UFPEL

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.13792

Palavras-chave:

videoconferência, ensino à distância, aula remota

Resumo

Devido ao fato do constante avanço tecnológico na área de redes e a
conseqüente diminuição dos custos de implementação dos sistemas de
videoconferência, eles tem sido bastante difundidos principalmente os baseados na
Web. É criado um ambiente numa aula de videoconferência, em que tanto
professores como alunos, separados geograficamente, podem se comunicar por
imagem e som ao mesmo tempo. Por suas próprias semelhanças e diferenças com o
ensino "face-a-face", este modelo de ensino a distância evidencia defeitos e
qualidades da educação presencial praticada na maioria de nossas universidades. O
objetivo do presente artigo é, dentro deste contexto, descrever uma experiência de
aula remota no curso de Ciência da Computação da UFPel, e também, evidenciar a
impressão dos alunos quanto à experiência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2005-06-16

Como Citar

HANNEL, K.; SILVA, V. B. da; FERREIRA FILHO, R.; SILVEIRA, R. A. Estudo de Caso no Curso de Ciência da Computação/UFPEL: Aulas Remotas Utilizando Streaming de Vídeo e Chat como Ferramenta de Comunicação Interativa. RENOTE, Porto Alegre, v. 3, n. 1, 2005. DOI: 10.22456/1679-1916.13792. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/13792. Acesso em: 6 fev. 2023.