Pensamento Computacional na Programação Introdutória e Habilidades do Século XXI: Um Mapeamento Sistemático da Literatura

Autores

  • Katyeudo Karlos de Sousa Oliveira Universidade de São Paulo
  • Anderson da Silva Marcolino Universidade Federal do Paraná
  • William Simão de Deus Universidade de São Paulo
  • Taciana Pontual Falcão Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Ellen Francine Barbosa Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.137787

Palavras-chave:

Habilidades do Século XXI, Pensamento Computacional, Programação Introdutória

Resumo

A programação introdutória capacita estudantes a resolver problemas com soluções algorítmicas. O Pensamento Computacional (PC), definido como a habilidade de resolver problemas e projetar sistemas com base em conceitos da Ciência da Computação, desempenha um papel significativo na aprendizagem de programação e profissões do século XXI. Este artigo apresenta um Mapeamento Sistemático da Literatura que investiga o desenvolvimento das habilidades de programação introdutória e habilidades do século XXI por meio do PC. Os resultados revelaram, entre outros achados, que a linguagem de programação Python tem sido amplamente adotada e com forte associação com habilidades de resolução de problemas. Além disso, cursos extracurriculares com wikis e Python mostraram-se abordagens eficazes para promover habilidades introdutórias de programação. Por fim, em relação a métricas de avaliação, a resolução de problemas destacou-se como a habilidade mais valorizada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2023-12-31

Como Citar

OLIVEIRA, K. K. de S.; MARCOLINO, A. da S.; DEUS, W. S. de; FALCÃO, T. P.; BARBOSA, E. F. Pensamento Computacional na Programação Introdutória e Habilidades do Século XXI: Um Mapeamento Sistemático da Literatura . RENOTE, Porto Alegre, v. 21, n. 2, p. 519–531, 2023. DOI: 10.22456/1679-1916.137787. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/137787. Acesso em: 21 maio. 2025.

Edição

Seção

Teorias educacionais aplicadas à TIC