Arquitetura Pedagógica de Projeto de Aprendizagem: uma estratégia para promover a tomada de consciência sobre o uso das tecnologias digitais na educação

Autores

  • Cíntia Lautert PPGEDU UFRGS
  • Rosane Aragon UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.137784

Palavras-chave:

formação de professor, Tecnologias digitais, Tomada de consciência

Resumo

O uso eficaz das tecnologias digitais na educação representa um desafio para muitos educadores. Nesse contexto, este artigo analisou de forma qualitativa, a partir da teoria piagetiana da tomada de consciência, como professores em fase de formação compreendem o uso das tecnologias digitais nas práticas pedagógicas e como passam a integrá-las em seus planejamentos a partir da aplicação da Arquitetura Pedagógica de Projeto de Aprendizagem.Os resultados obtidos nesse estudo de caso revelaram que tal abordagem pedagógica permitiu aos futuros professores alcançar níveis mais avançados de entendimento sobre o uso das tecnologias digitais na educação, evidenciando que esta pode ser uma estratégia valiosa para desenvolver a cultura digital necessária no ambiente educacional contemporâneo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2023-12-31

Como Citar

LAUTERT, C.; ARAGON, R. Arquitetura Pedagógica de Projeto de Aprendizagem: uma estratégia para promover a tomada de consciência sobre o uso das tecnologias digitais na educação. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 21, n. 2, p. 486–495, 2023. DOI: 10.22456/1679-1916.137784. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/137784. Acesso em: 13 abr. 2024.

Edição

Seção

Teorias educacionais aplicadas à TIC