OS DOMÍNIOS DE APRENDIZAGEM E O PAPEL DO PROFESSOR

Autores

  • Mára Lúcia Fernandes Carneiro UERGS
  • Cleci Maraschin UFRGS
  • Liane Margarida Rockenbach Tarouco UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.13721

Palavras-chave:

educação a distância, comunicação, acoplamento tecnológico

Resumo

A constituição de domínios de aprendizagem, sob a ótica de Maturana, passa pela construção de
redes de conversação. A observação de vários cursos de línguas a distância, ministrados por diferentes
professores mas com os mesmos recursos tecnológicos, mostra que essas redes estabelecem-se a partir de
ações e propostas dos professores. Assim, não basta disponibilizar para os alunos os recursos como o
bate-papo, o correio ou um fórum de discussão, mas é imprescindível que o professor proponha atividades
relacionadas a estes recursos e que tenham significado para os alunos.

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Publicado

2004-03-25

Como Citar

CARNEIRO, M. L. F.; MARASCHIN, C.; TAROUCO, L. M. R. OS DOMÍNIOS DE APRENDIZAGEM E O PAPEL DO PROFESSOR. RENOTE, Porto Alegre, v. 2, n. 1, 2004. DOI: 10.22456/1679-1916.13721. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/13721. Acesso em: 29 set. 2022.