OS DOMÍNIOS DE APRENDIZAGEM E O PAPEL DO PROFESSOR
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.13721Keywords:
educação a distância, comunicação, acoplamento tecnológicoAbstract
A constituição de domínios de aprendizagem, sob a ótica de Maturana, passa pela construção deredes de conversação. A observação de vários cursos de línguas a distância, ministrados por diferentes
professores mas com os mesmos recursos tecnológicos, mostra que essas redes estabelecem-se a partir de
ações e propostas dos professores. Assim, não basta disponibilizar para os alunos os recursos como o
bate-papo, o correio ou um fórum de discussão, mas é imprescindível que o professor proponha atividades
relacionadas a estes recursos e que tenham significado para os alunos.
Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2004-03-25
How to Cite
CARNEIRO, M. L. F.; MARASCHIN, C.; TAROUCO, L. M. R. OS DOMÍNIOS DE APRENDIZAGEM E O PAPEL DO PROFESSOR. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 2, n. 1, 2004. DOI: 10.22456/1679-1916.13721. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/13721. Acesso em: 10 may. 2025.
Issue
Section
Artigos
License
Os autores dos artigos publicados na RENOTE retém os direitos autorais de suas obras e autorizam o CINTED/UFRGS a publicá-las de acordo com os termos da licença Creative Commons Attribution-NonComercial 4.0 International Public License (CC BY-NC-SA 4.0). Dessa forma, fica permitido aos autores ou a terceiros a reprodução ou distribuição, em parte ou no todo, de material extraído dessas obras, de forma verbatim, adaptada ou remixada, bem como a criação ou produção a partir do conteúdo dessas obras, para fins não comerciais, desde que sejam atribuídos os devidos créditos às criações originais. Cópias das obras não devem ser utilizadas de nenhum modo que implique o endosso da UFRGS. Sendo assim, os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).