Produção coletiva em rede: é possível avaliar?
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.13636Palavras-chave:
Avaliação, Pedagogia Universitária, Ensino Superior, Informática na Educação, Educação a Distância, Ambiente Virtual de Aprendizagem.Resumo
O presente trabalho tem como objetivo apresentar e refletir sobre uma proposta pedagógica na coexistência com ambientes virtuais interativos para aprendizagem compartilhada de conceitos. O intuito é problematizar a questão da Avaliação no ensino Superior a partir de uma sistematização, por ora ainda parcial, de experiência desenvolvida no decorrer de um semestre letivo, em Curso de Pedagogia, a partir de modalidades avaliativas alternativas que incluem mapeamentos conceituais. A metodologia se caracterizou pela exploração de possibilidades avaliativas tanto quanto autoavaliativas realizadas ao longo de todo o trabalho, articulando dois níveis distintos de ensino: um grupo da Graduação e um grupo do Pós-Graduação. Os resultados apontam para um uso pedagógico da avaliação em ambientes virtuais de aprendizagem como mais uma possibilidade capaz de potencializar a aprendizagem, levando à construção de conhecimento teórico-conceitualDownloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2003-02-28
Como Citar
AXT, M.; ELIAS, C. R.; PAIVA, D. P.; LOPES, E.; POLONIA, E.; ALVES, E.; HARTMANN, F.; LAZZAROTTO, G.; MATTE, M.; LEITE, S. M. Produção coletiva em rede: é possível avaliar?. RENOTE, Porto Alegre, v. 1, n. 1, 2003. DOI: 10.22456/1679-1916.13636. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/13636. Acesso em: 29 abr. 2025.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os autores dos artigos publicados na RENOTE retém os direitos autorais de suas obras e autorizam o CINTED/UFRGS a publicá-las de acordo com os termos da licença Creative Commons Attribution-NonComercial 4.0 International Public License (CC BY-NC-SA 4.0). Dessa forma, fica permitido aos autores ou a terceiros a reprodução ou distribuição, em parte ou no todo, de material extraído dessas obras, de forma verbatim, adaptada ou remixada, bem como a criação ou produção a partir do conteúdo dessas obras, para fins não comerciais, desde que sejam atribuídos os devidos créditos às criações originais. Cópias das obras não devem ser utilizadas de nenhum modo que implique o endosso da UFRGS. Sendo assim, os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).