Produção coletiva em rede: é possível avaliar?

Autores

  • Margarete Axt UFRGS
  • Carime Rosse Elias UFRGS
  • Daniela Peño Paiva
  • Elisângela Lopes
  • Eunice Polonia
  • Evandro Alves UFRGS
  • Fernando Hartmann
  • Gilsei Lazzarotto
  • Marleni Matte
  • Silvia Meirelles Leite

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.13636

Palavras-chave:

Avaliação, Pedagogia Universitária, Ensino Superior, Informática na Educação, Educação a Distância, Ambiente Virtual de Aprendizagem.

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo apresentar e refletir sobre uma proposta pedagógica na coexistência com ambientes virtuais interativos para aprendizagem compartilhada de conceitos. O intuito é problematizar a questão da Avaliação no ensino Superior a partir de uma sistematização, por ora ainda parcial, de experiência desenvolvida no decorrer de um semestre letivo, em Curso de Pedagogia, a partir de modalidades avaliativas alternativas que incluem mapeamentos conceituais. A metodologia se caracterizou pela exploração de possibilidades avaliativas tanto quanto autoavaliativas realizadas ao longo de todo o trabalho, articulando dois níveis distintos de ensino: um grupo da Graduação e um grupo do Pós-Graduação. Os resultados apontam para um uso pedagógico da avaliação em ambientes virtuais de aprendizagem como mais uma possibilidade capaz de potencializar a aprendizagem, levando à construção de conhecimento teórico-conceitual

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2003-02-28

Como Citar

AXT, M.; ELIAS, C. R.; PAIVA, D. P.; LOPES, E.; POLONIA, E.; ALVES, E.; HARTMANN, F.; LAZZAROTTO, G.; MATTE, M.; LEITE, S. M. Produção coletiva em rede: é possível avaliar?. RENOTE, Porto Alegre, v. 1, n. 1, 2003. DOI: 10.22456/1679-1916.13636. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/13636. Acesso em: 3 fev. 2023.