O Diálogo como uma Estratégia de Interação na Formação Docente na EAD

Autores

  • Maria Lúcia Barbosa UFRGS
  • Barbara Gorziza Avila UFRGS
  • Liane Tarouco UFRGS
  • Sérgio Roberto Kieling Franco UFRGS
  • Rute Vera Maria Favero UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.13602

Palavras-chave:

diálogo, EAD, interação, formação docente, estratégias de interação.

Resumo

Este artigo mostra que interações dialógicas tornam possível a
construção do conhecimento por parte de professores em cursos de formação
continuada de docentes a distância, quando são utilizadas estratégias de
interação que permitem conseguir uma melhor interação social e uma maior
colaboração entre os sujeitos. Aborda também a importância do diálogo no
processo da aprendizagem, visto sob as perspectivas freireana e piagetiana.
Além disso, são analisadas as relações sociais, sob a luz da teoria de Vygotsky
e sua influência na aprendizagem do sujeito. Os resultados iniciais apontam
para a necessidade de estratégias de interação dialógica a serem utilizadas
pelos mediadores que atuarão em cursos a distância.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2009-12-21

Como Citar

BARBOSA, M. L.; AVILA, B. G.; TAROUCO, L.; FRANCO, S. R. K.; FAVERO, R. V. M. O Diálogo como uma Estratégia de Interação na Formação Docente na EAD. RENOTE, Porto Alegre, v. 7, n. 3, p. 540–549, 2009. DOI: 10.22456/1679-1916.13602. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/13602. Acesso em: 25 set. 2022.