Competências socioafetivas docentes: um olhar nos materiais educacionais digitais

Autores

  • Nathalie Assunção Minuzi PPGIE - UFRGS
  • Jacqueline Mayumi Akazaki PPGIE - UFRGS
  • Anna Helena Silveira Sonego PPGIE - UFRGS
  • Leticia Rocha Machado PPGIE-UFRGS
  • Magali Teresinha Longhi PPGIE-UFRGS
  • Patricia Alejandra Behar PPGIE-UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.134392

Palavras-chave:

competências socioafetivas, materiais educacionais digitais, formação docente

Resumo

O objetivo do estudo foi determinar as competências socioafetivas exigidas dos professores do ensino superior na construção de materiais educativos digitais (MED). A pandemia da COVID-19 provocou mudanças nas práticas pedagógicas, sendo necessária, por parte dos educadores, a busca e desenvolvimento de MED que abordassem os aspectos cognitivos, tecnológicos, afetivos e sociais. Dessa forma, utilizou-se uma abordagem exploratória qualitativa tendo como público-alvo 28 professores. A coleta de dados ocorreu por meio da aplicação de um questionário. Como resultado, os docentes enfatizaram a importância de levar em consideração as competências socioafetivas de abertura ao novo, autogestão, empatia e engajamento, bem como manter a continuidade no estudo.

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Publicado

2023-07-31

Como Citar

MINUZI, N. A.; AKAZAKI, J. M.; SONEGO, A. H. S.; MACHADO, L. R.; LONGHI, M. T.; BEHAR, P. A. Competências socioafetivas docentes: um olhar nos materiais educacionais digitais. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 21, n. 1, p. 433–443, 2023. DOI: 10.22456/1679-1916.134392. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/134392. Acesso em: 3 dez. 2023.

Edição

Seção

Teorias educacionais aplicadas à TIC