Aplicabilidade da microaprendizagem para dispositivos móveis

Autores

  • Danillo Luis de Sousa Rios CIn/UFPE
  • Alex Sandro Gomes CIn/UFPE
  • Felipe Omena Marques Alves CIn/UFPE
  • Aluísio José Pereira CIn/UFPE
  • Leandro Marques Queiros CIn/UFPE

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.129182

Palavras-chave:

Microaprendizagem, design instrucional, aprendizado móvel, revisão sistemática da literatura

Resumo

A literatura apresenta um aumento significativo de trabalhos sobre a microaprendizagem, principalmente pela possibilidade de aprendizagem informal através de dispositivos móveis. O objetivo deste trabalho consiste em investigar como está sendo aplicado o microaprendizado móvel, e também identificar quais os seus principais benefícios e desafios. O método utilizado foi uma revisão sistemática da literatura através da técnica snowballing. Como resultados, destacam-se as principais diretrizes para construção de plataformas de microaprendizagem móvel, um fluxo instrucional e a relação entre microaprendizado e gamificação. Ademais, apresentam-se as principais contribuições e limitações para os diferentes níveis de ensino e para o ambiente corporativo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2023-01-02

Como Citar

DE SOUSA RIOS, Danillo Luis; GOMES, Alex Sandro; OMENA MARQUES ALVES, Felipe; PEREIRA, Aluísio José; MARQUES QUEIROS, Leandro. Aplicabilidade da microaprendizagem para dispositivos móveis. RENOTE, Porto Alegre, v. 20, n. 2, p. 269–279, 2023. DOI: 10.22456/1679-1916.129182. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/129182. Acesso em: 14 jul. 2025.

Edição

Seção

Tecnologias móveis e mobile learning na formação