PGE-UML: Uma Plataforma Web Gamificada para o Estudo da Unified Modeling Language
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.129180Palavras-chave:
Unified Modeling Language, modelagem de software, engenharia de software, ensino, gamificaçãoResumo
Este artigo discute o uso de uma plataforma web gamificada para o estudo da modelagem de software com a Unified Modeling Language (UML) sob a ótica discente. Muitos estudos mostram que há dificuldade no ensino-aprendizagem do tema, devido à complexidade de seus conceitos. Além disso, docentes enfrentam obstáculos em encontrar diferentes estratégias pedagógicas para ensinar o assunto. A plataforma proposta permitiu aos estudantes complementarem seus conhecimentos sobre a UML em um ambiente com elementos de jogos. A partir dos resultados, pode-se concluir que a plataforma alcançou uma ótima aceitação e satisfação de uso, sendo eficaz quanto ao engajamento e à motivação dos discentes, fazendo-os participar ativamente no estudo do conteúdo, sendo um complemento ao método tradicional de ensino.
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