PGE-UML: Uma Plataforma Web Gamificada para o Estudo da Unified Modeling Language

Autores

  • Felipe Augusto Feichas Universidade Federal de Itajubá
  • Rodrigo Duarte Seabra Universidade Federal de Itajubá

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.129180

Palavras-chave:

Unified Modeling Language, modelagem de software, engenharia de software, ensino, gamificação

Resumo

Este artigo discute o uso de uma plataforma web gamificada para o estudo da modelagem de software com a Unified Modeling Language (UML) sob a ótica discente. Muitos estudos mostram que há dificuldade no ensino-aprendizagem do tema, devido à complexidade de seus conceitos. Além disso, docentes enfrentam obstáculos em encontrar diferentes estratégias pedagógicas para ensinar o assunto. A plataforma proposta permitiu aos estudantes complementarem seus conhecimentos sobre a UML em um ambiente com elementos de jogos. A partir dos resultados, pode-se concluir que a plataforma alcançou uma ótima aceitação e satisfação de uso, sendo eficaz quanto ao engajamento e à motivação dos discentes, fazendo-os participar ativamente no estudo do conteúdo, sendo um complemento ao método tradicional de ensino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2023-01-02

Como Citar

FEICHAS, Felipe Augusto; DUARTE SEABRA, Rodrigo. PGE-UML: Uma Plataforma Web Gamificada para o Estudo da Unified Modeling Language. RENOTE, Porto Alegre, v. 20, n. 2, p. 249–258, 2023. DOI: 10.22456/1679-1916.129180. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/129180. Acesso em: 14 jul. 2025.

Edição

Seção

Software educacional