Prática docente de planejamento didático: implicações no design de ambiente virtual para mediar à atividade

Autores

  • Carlos José Pereira da Silva CIn/UFPE
  • Alex Sandro Gomes CIn/UFPE
  • Rosane Maria Alencar da Silva CFCH/UFPE
  • Aluisio José Pereira CIn/UFPE

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.129174

Palavras-chave:

etnografia, modelagem, planejamento de aula, prática docente, professores

Resumo

O planejamento da prática didático-pedagógica dos professores inclui os momentos antes, durante e depois das aulas. Sob esse ponto de vista, este estudo teve como objetivo modelar o processo de planejamento das atividades docentes que antecedem a docência, uma vez que diversos fatores socioculturais podem inibir direta ou indiretamente a dinâmica do ensino. Através de abordagens etnográficas, acompanhamos as práticas de 10 professores em 4 Escolas de Referência do Ensino Médio (EREM) em Recife, Pernambuco, Brasil. Obtivemos resultados de práticas instrucionais (com análise diagnóstica e preparativos) e de planejamento que ocorreram antes de entrar na sala de aula (a curto, médio ou longo prazo). Os resultados nos permitiram modelagens de processo das improvisações criativas feitas pelos professores ao lidar com contingências e eventos, o que nos permitiu compreender as experiências individuais ou coletivas que os professores adquiriram ao longo da vida profissional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2023-01-02

Como Citar

PEREIRA DA SILVA, C. J. .; GOMES, A. S. .; ALENCAR DA SILVA, R. M. .; PEREIRA, A. J. . Prática docente de planejamento didático: implicações no design de ambiente virtual para mediar à atividade. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 20, n. 2, p. 228–237, 2023. DOI: 10.22456/1679-1916.129174. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/129174. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Software educacional