Desenvolvimento Curricular Baseado em Dados Factuais: uma Revisão Sistemática da Literatura

Autores

  • Clayton Brás de Souza Lopes UFVJM
  • Luciana Assis UFVJM
  • Alessandro Vivas UFVJM
  • Cristiano Pitangui UFSJ
  • Fabiano Azevedo Dorça UFU

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.129164

Palavras-chave:

Currículo, Planejamento Curricular, Balanceamento de Currículo Acadêmico, Curricular Analytics

Resumo

Um dos desafios das instituições de ensino superior e garantir que o estudante não evada do curso e o conclua no tempo ideal. O desenvolvimento curricular que se baseia em dados factuais e uma maneira que busca garantir mais assertividade no (re)desenho curricular. Esta tarefa pode ser realizada através do Balanceamento de Currículo Acadêmico e/ou por meio do Curricular Analytics. Este artigo apresenta a primeira Revisão Sistemática da Literatura sobre o tema. Os resultados mostram uma ascensão dos estudos com abordagens e métodos diversos, porém ainda tímida e com baixo emprego ou disponibilização de ferramentas que apoiem os processos de tomadas de decisão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2023-01-02

Como Citar

BRÁS DE SOUZA LOPES, C. .; ASSIS, L. .; VIVAS, A. .; PITANGUI, C. .; AZEVEDO DORÇA, F. . Desenvolvimento Curricular Baseado em Dados Factuais: uma Revisão Sistemática da Literatura. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 20, n. 2, p. 165–175, 2023. DOI: 10.22456/1679-1916.129164. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/129164. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Mineração de dados educacionais