A gamificação como apoio no ensino de metodologia científica: Um relato de experiência e lições aprendidas no domínio de ciências agrárias

Autores

  • Danilo Mercês Freitas Secretaria do Estado de Educação-PA
  • Armando Toda Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.129159

Palavras-chave:

gamificação, relato de experiência, práticas de ensino

Resumo

A gamificação tem atraído atenção de educadores nos últimos anos, devido aos benefícios relacionados à motivação e engajamento, que podem impactar no desempenho dos alunos. No entanto, para que esses efeitos sejam alcançados, é necessário um bom planejamento, baseado em evidências empíricas, sobre o design da gamificação. Com base no exposto, este estudo visa demonstrar o relato de experiência da aplicação da gamificação, num contexto de sala de aula, para apoiar o ensino de metodologia científica. Para este estudo, foram selecionadas uma turma de três cursos distintos (N = 150 alunos), nas quais foram aplicadas estratégias gamificadas. Os resultados foram analisados de um ponto de vista qualitativo e demonstraram que os alunos se interessam mais em uma aula gamificada, no entanto o trabalho individualizado tornou a aplicação da gamificação impráticável pelo professor, necessitando um novo planejamento em tempo real.

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Publicado

2023-01-02

Como Citar

MERCÊS FREITAS, Danilo; TODA, Armando. A gamificação como apoio no ensino de metodologia científica: Um relato de experiência e lições aprendidas no domínio de ciências agrárias. RENOTE, Porto Alegre, v. 20, n. 2, p. 125–134, 2023. DOI: 10.22456/1679-1916.129159. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/129159. Acesso em: 14 jul. 2025.

Edição

Seção

Jogos digitais aplicados ao ensino/aprendizagem