A gamificação como apoio no ensino de metodologia científica: Um relato de experiência e lições aprendidas no domínio de ciências agrárias
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.129159Palavras-chave:
gamificação, relato de experiência, práticas de ensinoResumo
A gamificação tem atraído atenção de educadores nos últimos anos, devido aos benefícios relacionados à motivação e engajamento, que podem impactar no desempenho dos alunos. No entanto, para que esses efeitos sejam alcançados, é necessário um bom planejamento, baseado em evidências empíricas, sobre o design da gamificação. Com base no exposto, este estudo visa demonstrar o relato de experiência da aplicação da gamificação, num contexto de sala de aula, para apoiar o ensino de metodologia científica. Para este estudo, foram selecionadas uma turma de três cursos distintos (N = 150 alunos), nas quais foram aplicadas estratégias gamificadas. Os resultados foram analisados de um ponto de vista qualitativo e demonstraram que os alunos se interessam mais em uma aula gamificada, no entanto o trabalho individualizado tornou a aplicação da gamificação impráticável pelo professor, necessitando um novo planejamento em tempo real.
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