IFFARHEART: uma proposta de solução computacional IoHT para auxiliar a prática pedagógica de Educação Física

Autores

  • Denis Pohlmann Gonçalves PPGTER/UFSM
  • Roseclea Duarte Medina PPGTER/UFSM

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.129158

Palavras-chave:

Educação Física, frequência cardíaca, IoHT, prática pedagógica

Resumo

Este trabalho apresenta e propõe o uso de uma solução computacional que utiliza o paradigma da Internet das Coisas nos cuidados com a saúde (IoHT), para apoiar a prática pedagógica docente no IFFar-SVS2. O problema de pesquisa identificado é o método manual de aferição da frequência cardíaca (FC) dos estudantes, sendo por técnica de palpação ou frequencímetros convencionais. Para a Metodologia, foi aplicado uma RSL3 consolidada por Kitchenham (2004) e proposta uma arquitetura IoHT voltada para cunho educacional. Com o desenvolvimento, foram construídas três cintas cardíacas e um gateway. Esta solução foi avaliada em campo envolvendo 33 alunos e três professores de Educação Física. Como resultados, a solução permitiu aos professores monitorar a FC de até três alunos simultaneamente, em tempo real e longa distância, resolvendo o problema de pesquisa. Os produtos construídos tiveram boa avaliação em geral, considerados atrativos e confortáveis de utilizar, indicando potencial de ensino demonstrativo.

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Publicado

2023-01-02

Como Citar

POHLMANN GONÇALVES, D. .; DUARTE MEDINA, R. . IFFARHEART: uma proposta de solução computacional IoHT para auxiliar a prática pedagógica de Educação Física. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 20, n. 2, p. 114–124, 2023. DOI: 10.22456/1679-1916.129158. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/129158. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Internet das Coisas aplicada ao ensino/aprendizagem