Modelo pedagógico para a construção de competências digitais docentes: foco no desenvolvimento de materiais educacionais digitais no ensino superior

Autores

  • Nathalie Assunção Minuzi PPGIE - UFRGS
  • Anna Helena Silveira Sonego PPGIE - UFRGS
  • Leticia Rocha Machado PPGIE-UFRGS
  • Patricia Alejandra Behar PPGIE-UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.129146

Palavras-chave:

modelo pedagógico, competências digitais docentes, materiais educacionais digitais

Resumo

O objetivo da pesquisa foi desenvolver um modelo pedagógico (MP) que possibilite a construção de competências digitais docentes (CDD) com foco em materiais educacionais digitais (MED). As CDD referem-se a um conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes necessários para a solução de problemas. O MP pode ser utilizado como possibilidade de integração de MED nas práticas pedagógicas. Portanto, este estudo caracterizou-se como uma pesquisa aplicada de abordagem qualitativa. O instrumento para coleta de dados foi um questionário semiestruturado com perguntas abertas e fechadas. Os resultados possibilitaram apresentar uma proposta de MP que contempla o perfil do docente durante a pandemia, um planejamento na forma de uma arquitetura e estratégias pedagógicas para construir as competências digitais necessárias na aplicação de MED nas práticas docentes. Dessa forma, considera-se que MP desenvolvido e avaliado pode contribuir para atender as demandas dos professores no ensino superior, tanto no ensino remoto como híbrido.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2023-01-02

Como Citar

ASSUNÇÃO MINUZI, Nathalie; SILVEIRA SONEGO, Anna Helena; ROCHA MACHADO, Leticia; ALEJANDRA BEHAR, Patricia. Modelo pedagógico para a construção de competências digitais docentes: foco no desenvolvimento de materiais educacionais digitais no ensino superior. RENOTE, Porto Alegre, v. 20, n. 2, p. 32–42, 2023. DOI: 10.22456/1679-1916.129146. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/129146. Acesso em: 14 jul. 2025.

Edição

Seção

Ensino e aprendizagem mediados por computador