Evasão em Moocs – Mito ou Realidade?

Autores

  • Alberto Bastos do Canto Filho Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.129144

Palavras-chave:

Moocs, Evasão, Engenharia

Resumo

Este artigo analisa a evasão em MOOCs (Massive On-line Open Courses) comparativamente a cursos presenciais. É apresentado um estudo de caso de um MOOC oferecido na área de Engenharia Elétrica. Os alunos inscritos são subdivididos em dois grupos: 1) GrpEng: alunos matriculados em disciplinas de engenharia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul; 2) GrpOutros: demais alunos. Os índices de evasão de cada um destes grupos são comparados em dois cenários: 1) evasão após a inscrição; 2) evasão após a realização da tarefa “Revisão do Ensino Médio”. Os resultados encontrados indicam que a principal causa das diferenças entre os indicadores de evasão dos MOOCs

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2023-01-02

Como Citar

BASTOS DO CANTO FILHO, A. . Evasão em Moocs – Mito ou Realidade?. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 20, n. 2, p. 11–21, 2023. DOI: 10.22456/1679-1916.129144. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/129144. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Cursos online massivos abertos (MOOC)