Especificação de Sistema de Recomendação Educacional de Incentivo as Interações em Plataforma Social de Aprendizagem

Autores

  • Aluisio José Pereira CIn/UFPE
  • Alex Sandro Gomes CIn/UFPE
  • Tiago Thompsen Primo CDTec/UFPel

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.129143

Palavras-chave:

plataformas sociais de aprendizagem, interações sociais, sistema de recomendação educacional

Resumo

Os avanços nas estratégias de Inteligência Artificial (IA) têm promovido formas cada vez mais sofisticadas de interação social entre indivíduos em diferentes domínios virtuais. Atreladas aos ambientes de redes sociais, por exemplo, permite mapear padrões, classificar e agrupar em diferentes propósitos as comunicações entre os usuários. No entanto, no domínio educacional, atrelado as plataformas sociais de aprendizagem, ainda há uma carência de instrumentos com estratégias que auxiliem nas interações sociais entre estudantes e professores no processo de ensino-aprendizagem. Esse artigo apresenta a especificação de uma abordagem de Sistema de Recomendação Educacional (SRE) com funcionalidades de mitigar diferentes níveis de interações dos estudantes para promover recomendações, em especial, entre pares de ajuda. São apresentadas as principais dificuldades ressaltadas pelos estudantes e professores, além da especificação diante do problema da baixa frequência de interações dos estudantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2023-01-02

Como Citar

PEREIRA, A. J.; GOMES, A. S. .; THOMPSEN PRIMO, T. . Especificação de Sistema de Recomendação Educacional de Incentivo as Interações em Plataforma Social de Aprendizagem. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 20, n. 2, p. 1–10, 2023. DOI: 10.22456/1679-1916.129143. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/129143. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Ambientes Inteligentes para Aprendizagem