Prefácio da edição RENOTE 2022-2

Resumo

Nesta edição foram selecionados 30 artigos para publicação na revista, tratando de temáticas variadas que têm sido recorrentes, tais como: as tecnologias móveis no apoio à aprendizagem, os jogos digitais, a inteligência artificial na educação, os mundos virtuais, o ensino do pensamento computacional ou as plataformas e ambientes virtuais de aprendizagem. Considerando-se um total de 103 submissões finalizadas, o percentual de aceite de trabalhos foi de 29,12%, mantendo-se a tradição da revista de publicar em torno de 30% dos trabalhos submetidos. O processo de revisão dos artigos foi conduzido por 62 revisores provenientes de instituições de ensino superior de todo o Brasil, seguindo a modalidade de revisão duplo cega. 

A Figura 1 mostra uma nuvem com as palavras mais frequentes nos artigos publicados nesta edição, criada a partir da análise dos títulos dos trabalhos.

Sem t%c3%adtulo

Analisando a imagem é possível observar o destaque de termos como “ensino”, o que é certamente natural quando falamos de aplicações da tecnologia na Educação. Mas também é interessante observar a ênfase em palavras como “desenvolvimento”, “construção”, termos comumente associados ao desenvolvimento de tecnologias educacionais. Também chama a atenção na nuvem de palavras o destaque aos termos "pensamento" e "computacional", tópico de pesquisa que tem recebido muita atenção nos últimos tempos a partir de sua inclusão em diferentes porções do texto da BNCC. Com relação aos indicadores de citação da RENOTE, o software Publish or Perish calcula nesta data o H-index de 47 para a revista, valor considerado substancialmente alto para uma publicação científica em língua portuguesa na área de educação e tecnologia. Tal resultado pode ser considerado uma conquista coletiva dos autores, revisores e leitores da revista, que têm nela um espaço importante de divulgação de resultados de pesquisa em novas tecnologias na educação. 

Eliseo Berni Reategui Editor 

RENOTE – Revista Novas Tecnologias na Educação

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2023-01-02

Como Citar

Prefácio da edição RENOTE 2022-2. RENOTE, Porto Alegre, v. 20, n. 2, 2023. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/129142. Acesso em: 14 jul. 2025.