Prefácio da edição RENOTE 2022-2
Resumo
Nesta edição foram selecionados 30 artigos para publicação na revista, tratando de temáticas variadas que têm sido recorrentes, tais como: as tecnologias móveis no apoio à aprendizagem, os jogos digitais, a inteligência artificial na educação, os mundos virtuais, o ensino do pensamento computacional ou as plataformas e ambientes virtuais de aprendizagem. Considerando-se um total de 103 submissões finalizadas, o percentual de aceite de trabalhos foi de 29,12%, mantendo-se a tradição da revista de publicar em torno de 30% dos trabalhos submetidos. O processo de revisão dos artigos foi conduzido por 62 revisores provenientes de instituições de ensino superior de todo o Brasil, seguindo a modalidade de revisão duplo cega.
A Figura 1 mostra uma nuvem com as palavras mais frequentes nos artigos publicados nesta edição, criada a partir da análise dos títulos dos trabalhos.
Analisando a imagem é possível observar o destaque de termos como “ensino”, o que é certamente natural quando falamos de aplicações da tecnologia na Educação. Mas também é interessante observar a ênfase em palavras como “desenvolvimento”, “construção”, termos comumente associados ao desenvolvimento de tecnologias educacionais. Também chama a atenção na nuvem de palavras o destaque aos termos "pensamento" e "computacional", tópico de pesquisa que tem recebido muita atenção nos últimos tempos a partir de sua inclusão em diferentes porções do texto da BNCC. Com relação aos indicadores de citação da RENOTE, o software Publish or Perish calcula nesta data o H-index de 47 para a revista, valor considerado substancialmente alto para uma publicação científica em língua portuguesa na área de educação e tecnologia. Tal resultado pode ser considerado uma conquista coletiva dos autores, revisores e leitores da revista, que têm nela um espaço importante de divulgação de resultados de pesquisa em novas tecnologias na educação.
Eliseo Berni Reategui Editor
RENOTE – Revista Novas Tecnologias na Educação
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores dos artigos publicados na RENOTE retém os direitos autorais de suas obras e autorizam o CINTED/UFRGS a publicá-las de acordo com os termos da licença Creative Commons Attribution-NonComercial 4.0 International Public License (CC BY-NC-SA 4.0). Dessa forma, fica permitido aos autores ou a terceiros a reprodução ou distribuição, em parte ou no todo, de material extraído dessas obras, de forma verbatim, adaptada ou remixada, bem como a criação ou produção a partir do conteúdo dessas obras, para fins não comerciais, desde que sejam atribuídos os devidos créditos às criações originais. Cópias das obras não devem ser utilizadas de nenhum modo que implique o endosso da UFRGS. Sendo assim, os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).