Uma Abordagem de Descoberta de Conhecimento para Desvendar Causas da Evasão Escolar

Autores

  • Leonardo Torres Marques UECE
  • Bruno Torres Marques UFC
  • Carlos Alexandre Morais Silva UFC

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.126674

Palavras-chave:

abordagem de descoberta de conhecimento, evasão escolar, classificação, previsão

Resumo

O abandono da universidade é um dos problemas mais intrigantes e cruciais da educação. Esse problema permeia os vários níveis e modalidades de educação e gera perdas para todos os envolvidos no processo educacional. Portanto, é essencial o desenvolvimento de métodos eficientes para prever o risco de abandono de estudantes, permitindo que as instituições adotem ações proativas para minimizar a situação. Assim, objetiva-se com este trabalho, apresentar uma abordagem de descoberta de conhecimento em banco de dados desenvolvida para a previsão de grupos de alunos em risco de abandono nos cursos presenciais de ensino superior. A abordagem foi validada, utilizando dados de ex-alunos de um curso superior (Ciência da Computação) da UFERSA campus UFERSA, utilizando modelos de classificação.

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Publicado

2022-08-31

Como Citar

TORRES MARQUES, L. .; TORRES MARQUES, B. .; MORAIS SILVA, C. A. . Uma Abordagem de Descoberta de Conhecimento para Desvendar Causas da Evasão Escolar. RENOTE, Porto Alegre, v. 20, n. 1, p. 284–294, 2022. DOI: 10.22456/1679-1916.126674. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/126674. Acesso em: 28 nov. 2022.

Edição

Seção

Mineração de dados educacionais