World Prog: Um Jogo Educacional Para Aprendizagem de Conceitos Básicos de Programação

Autores

  • Wallace Duarte de Holanda UFERSA
  • Jarbele Cássia da Silva Coutinho UFERSA

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.126654

Palavras-chave:

Jogos educacionais, programação introdutória, aprendizagem de programação

Resumo

Nas disciplinas de programação introdutória os alunos desenvolvem habilidades e conteúdos básicos de programação. Entretanto, muitos alunos enfrentam dificuldades no aprendizado desses conteúdos. Diante disso, ferramentas e metodologias têm sido desenvolvidas. Este artigo apresenta o World Prog, um Jogo Educacional voltado para a aprendizagem lúdica de conceitos básicos de programação. A primeira versão do jogo foi desenvolvido através da Game Engine Unity e um Teste Preliminar foi conduzido com possíveis usúarios. Os resultados indicaram que os participantes não tiveram dificuldades em utilizar o World Prog e consideraram o jogo como um método de ensino adequado no contexto de programação introdutória, tendo em vista o uso de desafios na abstração dos conteúdos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2022-08-31

Como Citar

DUARTE DE HOLANDA , W. .; CÁSSIA DA SILVA COUTINHO, J. . World Prog: Um Jogo Educacional Para Aprendizagem de Conceitos Básicos de Programação. RENOTE, Porto Alegre, v. 20, n. 1, p. 213–222, 2022. DOI: 10.22456/1679-1916.126654. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/126654. Acesso em: 6 dez. 2022.

Edição

Seção

Jogos digitais aplicados ao ensino/aprendizagem