Uma unidade instrucional baseada em jogos para o ensino do vocabulário de língua inglesa sobre desastres naturais

Autores

  • Larissa Francine de Oliveira UFSM
  • Giani Petri UFSM
  • Susana Cristina dos Reis UFSM

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.126635

Palavras-chave:

Jogos digitais, Língua Inglesa, Unidade Instrucional

Resumo

A emergência sanitária imposta pelo vírus da Covid-19 fez com que todos os educadores transformassem suas metodologias de ensino, explorando diferentes tecnologias, incluindo, os jogos digitais. Para o ensino de língua inglesa, diversos jogos têm sido utilizados em sala de aula para motivar os alunos e potencializar o processo de aprendizagem. No entanto, a falta de detalhamento no planejamento do uso de tais jogos e a carência naavaliação sistemática de sua qualidade dificulta a adoção de jogos na prática docente. Nesse contexto, este artigo apresenta o design e a avaliação sistemática de uma unidade instrucional baseada em jogos digitais para uso nos processos de ensino e aprendizagem do vocabulário de Língua Inglesa sobre Desastres Naturais para alunos do 9° ano do Ensino Fundamental II. Como resultado da avaliação, pode-se entender que os Jogos Digitais são recursos capazes de corroborar nas abordagens pedagógicas dos educadores, pois essas ferramentas oferecem sensações aos jogadores: motivação para sobreviverem nos jogos; maior interesse dos jovens na temática; além de proporcionar desafios, momentos de diversão e contribuir à aprendizagem. Os resultados deste estudo podem auxiliar e orientar professores de inglês a adotar na prática a unidade instrucional, tendo primeiras evidências de seus benefícios.

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Publicado

2022-08-31

Como Citar

DE OLIVEIRA, L. F. .; PETRI, G. .; DOS REIS, S. C. . Uma unidade instrucional baseada em jogos para o ensino do vocabulário de língua inglesa sobre desastres naturais . RENOTE, Porto Alegre, v. 20, n. 1, p. 193–202, 2022. DOI: 10.22456/1679-1916.126635. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/126635. Acesso em: 9 dez. 2022.

Edição

Seção

Jogos digitais aplicados ao ensino/aprendizagem