Uma unidade instrucional baseada em jogos para o ensino do vocabulário de língua inglesa sobre desastres naturais
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.126635Keywords:
Jogos digitais, Língua Inglesa, Unidade InstrucionalAbstract
A emergência sanitária imposta pelo vírus da Covid-19 fez com que todos os educadores transformassem suas metodologias de ensino, explorando diferentes tecnologias, incluindo, os jogos digitais. Para o ensino de língua inglesa, diversos jogos têm sido utilizados em sala de aula para motivar os alunos e potencializar o processo de aprendizagem. No entanto, a falta de detalhamento no planejamento do uso de tais jogos e a carência naavaliação sistemática de sua qualidade dificulta a adoção de jogos na prática docente. Nesse contexto, este artigo apresenta o design e a avaliação sistemática de uma unidade instrucional baseada em jogos digitais para uso nos processos de ensino e aprendizagem do vocabulário de Língua Inglesa sobre Desastres Naturais para alunos do 9° ano do Ensino Fundamental II. Como resultado da avaliação, pode-se entender que os Jogos Digitais são recursos capazes de corroborar nas abordagens pedagógicas dos educadores, pois essas ferramentas oferecem sensações aos jogadores: motivação para sobreviverem nos jogos; maior interesse dos jovens na temática; além de proporcionar desafios, momentos de diversão e contribuir à aprendizagem. Os resultados deste estudo podem auxiliar e orientar professores de inglês a adotar na prática a unidade instrucional, tendo primeiras evidências de seus benefícios.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os autores dos artigos publicados na RENOTE retém os direitos autorais de suas obras e autorizam o CINTED/UFRGS a publicá-las de acordo com os termos da licença Creative Commons Attribution-NonComercial 4.0 International Public License (CC BY-NC-SA 4.0). Dessa forma, fica permitido aos autores ou a terceiros a reprodução ou distribuição, em parte ou no todo, de material extraído dessas obras, de forma verbatim, adaptada ou remixada, bem como a criação ou produção a partir do conteúdo dessas obras, para fins não comerciais, desde que sejam atribuídos os devidos créditos às criações originais. Cópias das obras não devem ser utilizadas de nenhum modo que implique o endosso da UFRGS. Sendo assim, os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).