Tecnologias educacionais acessíveis para apoiar o ensino de matemática: uma revisão sistemática de literatura

Autores

  • Miriam Garcia Müller UFRGS
  • Crediné Silva de Menezes PPGIE - UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.121185

Palavras-chave:

Arquiteturas Pedagógicas, tecnologias, matemática, álgebra, Transtorno do Espectro Autista e/ou deficiência intelectual

Resumo

Apresentamos uma Revisão Sistemática de Literatura (RSL) sobre o uso de Arquiteturas Pedagógicas (A.P) e tecnologias para apoiar o ensino de matemática a educandos com Transtorno do Espectro Autista e Deficiência Intelectual. A metodologia se baseou no protocolo de RSL consolidado por Kitchenham (2004). Utilizou-se como corpus de informação os periódicos científicos que atendiam aos critérios de inclusão e exclusão definidos no protocolo de pesquisa. Foram encontrados 361 trabalhos, desses, 21 foram selecionados e analisados, de forma a responder as questões de perguntas estabelecidas. Conclui-se que ainda é incipiente o número de pesquisas sobre o uso de tecnologias para apoiar a construção de conhecimentos matemáticos para sujeitos com TEA e/ou Deficiência Intelectual. Ao tratarmos especificamente do ensino de álgebra mediados por tecnologias os resultados foram mais escassos, sendo localizado apenas um trabalho nesta área de ensino e os demais tratava-se das quatro operações matemáticas.

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Publicado

2021-12-28

Como Citar

GARCIA MÜLLER, M.; SILVA DE MENEZES, C. Tecnologias educacionais acessíveis para apoiar o ensino de matemática: uma revisão sistemática de literatura. RENOTE, Porto Alegre, v. 19, n. 2, p. 41–50, 2021. DOI: 10.22456/1679-1916.121185. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/121185. Acesso em: 18 ago. 2022.