Um mapeamento sistemático sobre o ensino e aprendizagem de programação
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.118419Keywords:
Programação, Ensino, Aprendizagem, Mapeamento Sistemático da LiteraturaAbstract
Ensino de programação é uma tarefa difícil, devido à natureza complexa do
assunto, dos estereótipos associados e das disciplinas de programação muitas vezes não conseguirem estimular adequadamente o aprendizado do aluno. Para ajudar o desenvolvimento de pesquisas nessa área, este estudo tem como objetivo mapear as publicações nacionais sobre o ensino e aprendizagem de programação. Foi realizado um mapeamento sistemático da literatura reunindo os resultados provenientes de 390 estudos publicados nos principais eventos e revistas nacionais da área. Observou-se uma grande aplicação de estudos na educação básica e a preferência no uso de ferramentas como o Scratch para auxiliar o processo de ensino e aprendizagem de programação. Além disso, percebe-se uma baixa empregabilidade de teorias de aprendizagem e de técnicas de coletas de dados nos estudos reportados, e carência de avaliações que não sejam do tipo estudo de caso. Também foi verificada uma carência de pesquisas voltadas para tecnologias voltadas a alunos com necessidades especiais, sendo assim uma lacuna que pode ser preenchida por novos pesquisadores que se interessem por esse tema.
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