Entre a proposta docente e a percepção discente: Reflexões sobre a tomada de consciência para o desenvolvimento do raciocínio espacial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.118415

Palavras-chave:

raciocínio espacial e geométrico, tomada de consciência, Taxonomia Revisada de Bloom, ensino remoto

Resumo

O desenvolvimento do raciocínio espacial constitui um desafio aos estudantes
ingressantes dos cursos de arquitetura e urbanismo. Este artigo relata um estudo que se aproveita do contexto de ensino remoto (ER) para refletir sobre o processo de ensino e aprendizagem deste tipo de raciocínio. A ação docente se apoia no conceito de tomada de consciência de Piaget e na Taxonomia Revisada de Bloom para estruturar atividades que buscam promover o desenvolvimento de pensamentos de ordem superior em uma disciplina da formação inicial. A proposta docente foi comparada com produções e depoimentos dos estudantes. Os resultados apontam para fraquezas e oportunidades do ER para observar a evolução do desenvolvimento do raciocínio espacial dos discentes, e em particular, para auxiliar a ação docente no aperfeiçoamento das propostas didáticas.

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Publicado

2021-07-28

Como Citar

SANDRINI ROCHA, L.; BORDA ALMEIDA DA SILVA, A.; RODRIGUES NOTARE, M.; FELIX DALLA VECCHIA, L. Entre a proposta docente e a percepção discente: Reflexões sobre a tomada de consciência para o desenvolvimento do raciocínio espacial. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 19, n. 1, p. 125–134, 2021. DOI: 10.22456/1679-1916.118415. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/118415. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Ensino e aprendizagem mediados por computador