Aprendizagem das operações de adição e subtração baseada na Teoria dos Campos Conceituais

Autores

  • Genilson Gomes Corradi Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) – Programa de Pós-Graduação em Informática – Vitória – ES
  • Crediné Silva de Menezes Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) – Programa de Pós-Graduação em Informática – Vitória – ES Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) – Programa de Pós-Graduação em Informática Aplicada à Educação - Porto Alegre - RS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.110212

Palavras-chave:

Teoria dos Campos Conceituais. Campo aditivo. Ambiente digital.

Resumo

A Teoria dos Campos Conceituais, concebida para favorecer a aprendizagem das operações de adição e subtração, tem encontrado barreiras na sua implantação. Realizamos um experimento em escolas da rede pública, usando um ambiente digital para apoiar o trabalho de professores e alunos no contexto do Campo Aditivo. Os resultados obtidos sinalizam melhorias nas aprendizagens dos alunos e na mediação dos professores. O experimento apontou ainda oportunidades para melhorias no ambiente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2021-01-04

Como Citar

CORRADI, G. G.; SILVA DE MENEZES, C. Aprendizagem das operações de adição e subtração baseada na Teoria dos Campos Conceituais. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 18, n. 2, p. 141–150, 2021. DOI: 10.22456/1679-1916.110212. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/110212. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Ensino e aprendizagem mediados por computador