Implantação de Laboratório de Tecnologias como Espaço de Formação Profissional e Melhoria no Processo de Ensino-Aprendizagem de Ciência da Computação

Autores

  • Igor Medeiros Vanderlei UFAPE
  • Rodrigo Gusmão de Carvalho Rocha UFAPE
  • Jean Carlos Teixeira de Araújo UFAPE
  • Mariel José Pimentel de Andrade UFAPE
  • Anderson Fernandes de Alencar UFAPE

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.110192

Palavras-chave:

Ensino-aprendizagem, laboratório multidisciplinar, formação profissional.

Resumo

Este artigo tem como objetivo discutir a implantação de um laboratório multidisciplinar voltado para o desenvolvimento de tecnologias sociais. Para verificar as contribuições deste laboratório no processo de formação dos alunos e para a sociedade em geral, foi realizada uma pesquisa de levantamento e documental. As análises dos dados indicaram que as atividades desenvolvidas no laboratório incentivaram os entrevistados a permanecerem no curso, auxiliaram no aprendizado de conteúdos específicos e na inserção dos egressos no mercado de trabalho. Além disso, a variedade de sistemas produzidos no laboratório permitiu contribuir com diversos setores da sociedade cumprindo também o seu papel social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2021-01-04

Como Citar

MEDEIROS VANDERLEI, I.; GUSMÃO DE CARVALHO ROCHA, R.; CARLOS TEIXEIRA DE ARAÚJO, J.; JOSÉ PIMENTEL DE ANDRADE, M.; FERNANDES DE ALENCAR, A. Implantação de Laboratório de Tecnologias como Espaço de Formação Profissional e Melhoria no Processo de Ensino-Aprendizagem de Ciência da Computação. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 18, n. 2, p. 11–20, 2021. DOI: 10.22456/1679-1916.110192. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/110192. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Ambientes Inteligentes para Aprendizagem