Desenvolvimento? Para quem? Relações estratégicas entre empresa e sociedade: o lado obscuro da privatização da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN)
Palabras clave:
estratégia, não-mercado, neoliberalismo, desenvolvimento, política.Resumen
Esta pesquisa teve como objetivo analisar as relações estratégicas desenvolvimentistas entre a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) e a sociedade de Volta Redonda/RJ no período de 1990 a 1993, época de privatização da empresa, com enfoque na redução dos movimentos populares, sociais e sindicais pós-privatização. Os dados foram coletados a partir de pesquisa documental e de entrevistas, e a investigação realizada mediante procedimentos teórico-metodológicos da análise crítica do discurso de Norman Fairclough. Como principais contribuições, o trabalho demonstra a importância de se considerar os intervenientes de “não-mercado”, além de evidenciar três ordens de discurso utilizadas estrategicamente para legitimar os interesses governamentais de cada fase. Os resultados da pesquisa apontam que o “desenvolvimento” não foi alcançado pelas parcelas menos favorecidas da sociedade, gerando maior assimetria social, desemprego, redução dos movimentos sociais e problemas ambientais, corroborando a necessidade de discussão a respeito da atual demanda pela minimização da interferência do Estado na economia.
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