UMA ANÁLISE DO PROJETO SETORIAL INTEGRADO WINES OF BRASIL COMO ESTRATÉGIA DE INTERNACIONALIZAÇÃO DO SETOR VITIVINÍCOLA BRASILEIRO

Autores

  • Cláudio Zancan Universidade Federal de Alagoas – Maceio, AL
  • Anderson de Barros Dantas Universidade Federal de Alagoas – Maceio, AL
  • Vanessa Oliveira Campos Universidade Federal de Alagoas – Maceio, AL
  • Paulo da Cruz F. Santos Universidade Federal de Alagoas – Maceio, AL

Palavras-chave:

Processo de internacionalização, Projeto Setorial Integrado Wines of Brasil, Setor vitivinícola.

Resumo

Este artigo objetivou a análise do desenvolvimento do Projeto Setorial Integrado Wines of Brasil a partir da abordagem comportamental do processo de internacionalização de redes de relacionamentos. A literatura utilizada compreendeu uma abordagem comportamental do processo de internacionalização, consubstanciada na abordagem de redes de relacionamentos da Escola Nórdica de Negócios Internacionais. A metodologia consistiu na realização de um estudo de caso, na análise das ações de internacionalização adotadas por empresas vinculadas ao projeto setorial integrado Wines of Brasil, no período de 2002 a 2012. Os resultados indicaram que: na formação do projeto, houve orientação estratégica voltada ao desenvolvimento de mercado externo para os vinhos finos brasileiros; durante a consolidação, a orientação estratégica esteve voltada ao desenvolvimento econômico do setor vitivinícola nacional; no desenvolvimento, o estabelecimento da presença física nos principais mercados consumidores de vinhos finos e espumantes globais, resultando na necessidade de descentralização de algumas das atividades de gestão de relacionamentos estabelecidos por meio das organizações participantes. Futuros estudos sugerem a consideração desta abordagem comportamental em outros setores produtivos brasileiros que utilizam estratégias de internacionalização para obtenção de maior participação de mercado consumidor.

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Publicado

2014-10-02

Como Citar

Zancan, C., de Barros Dantas, A., Oliveira Campos, V., & da Cruz F. Santos, P. (2014). UMA ANÁLISE DO PROJETO SETORIAL INTEGRADO WINES OF BRASIL COMO ESTRATÉGIA DE INTERNACIONALIZAÇÃO DO SETOR VITIVINÍCOLA BRASILEIRO. Revista Eletrônica De Administração, 20(3), 793–822. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/46384

Edição

Seção

Estudos de Caso