O sentido do trabalho para pessoas com deficiência

Autores

Resumo

O estudo objetiva analisar o sentido do trabalho para as pessoas com deficiência (PcD), servidoras públicas de uma instituição federal de ensino superior (IFES), a partir de modelos teóricos voltados à compreensão do sentido do trabalho compostos por três dimensões: individual, organizacional e social. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, descritiva, realizada a partir de entrevistas semiestruturadas com 17 PcDs servidoras públicas, selecionadas a partir da técnica snowball. A análise ocorreu por meio da análise qualitativa de conteúdo, com o auxílio do software Atlas.ti. A análise revela um trabalho com sentido nas dimensões individual e organizacional, permitindo satisfação pessoal, reconhecimento e autorrealização. Em contrapartida, há ausência de sentido na dimensão social, com ambiente social desfavorável (relações interpessoais), discriminação (capacitismo) e ambiente não acessível às PcDs (ausência de acessibilidade). O estudo contribui teoricamente ao sugerir a incorporação dos tópicos/temas capacitismo e acessibilidade na dimensão social dos modelos de análise de sentidos do trabalho, expandindo assim o olhar de futuros estudos que venham a se dedicar à análise aos sentidos do trabalho no campo da diversidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tissiany Melo Matos, Universidade de Fortaleza - UNIFOR

Mestre em Administração de Empresas pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR), Especialista em Processos de Gestão da Atenção Primária à Saúde pela Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE) e Graduada em Administração pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Atua como gestora de Unidade de Atenção Primária à Saúde em Fortaleza/CE.

Downloads

Publicado

2025-03-26

Como Citar

Melo Matos, T., & Duarte, M. (2025). O sentido do trabalho para pessoas com deficiência. Revista Eletrônica De Administração, 31(Único). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/137418

Edição

Seção

Artigos de pesquisa