Economia política internacional, governança e administração pública - A reforma do Estado no Brasil

Brazilian State Administrative Reform

Autores

  • Rômulo Carvalho Cristaldo Universidade Federal da Grande Dourados http://orcid.org/0000-0001-6073-6413
  • Paulo Everton Mota Simões Universidade Federal de Alagoas
  • Adriana de Almeida Cristaldo Universidade Federal do Mato Grosso do Sul
  • Thiago Chagas Silva Santos Instituto Federal da Bahia

Resumo

Este trabalho aborda as interfaces entre a administração pública e processos internacionais. Parte-se da premissa de que esse subcampo é pouco explorado na academia brasileira, ao menos nas perspectivas da administração, políticas e gestão pública. Primeiro, se estabelece discute-se integração do Estado à economia-mundo capitalista, destacando pontos de interferência entre essas instâncias institucionais. Na sequência, sugere-se que processos de governança integram de um lado às ações de organizações internacionais, de outro da administração pública. Por fim, articula-se uma narrativa acerca da penetração da nova administração pública (NAP) no Brasil como processo decorrente de dinâmicas internacionais. A principal contribuição deste trabalho está em estabelecer um vínculo teórico-epistêmico entre o local e o global, no que diz respeito a conformação de processos de gestão do Estado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rômulo Carvalho Cristaldo, Universidade Federal da Grande Dourados

Bacharel, Mestre e Doutor em Administração (UFBA). Professor Adjunto da Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia da Universidade Federal da Grande Dourados (FACE-UFGD). Tem interesses de pesquisa em Teoria Crítica, Materialismo Dialético-Histórico, Estudos Críticos de Gestão, Desenvolvimento e Teoria da Dependência.

 

ORCID: http://orcid.org//0000-0001-6073-6413

Paulo Everton Mota Simões, Universidade Federal de Alagoas

Doutor em Administração (NPGA/UFBA). Professor Adjunto, Universidade Federal das Alagoas (UFAL). Tem interesses de pesquisa em Cooperação Internacional para o Desenvolvimento, Análise de Discurso e Teorias Críticas, Interseccionais e Decoloniais.

Adriana de Almeida Cristaldo, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Mestra em Administração Pública (Profiap/UFGD). Servidora Técnica em Assuntos Educacionais, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), cedida em cooperação técnica para Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Tem interesses de pesquisa em Direito Administrativo, Reforma do Estado, Gestão de Pessoas em Organizações Públicas.

Thiago Chagas Silva Santos, Instituto Federal da Bahia

Doutor em Ciências Sociais (PPGS/UFBA). Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT), Instituto Federal da Bahia (IFBA). Tem interesses de pesquisa em Economia Política Internacional, Estado, Finanças Públicas e Capitalismo Periférico.

Downloads

Publicado

2025-03-26

Como Citar

Cristaldo, R. C., Mota Simões, P. E., de Almeida Cristaldo, A., & Chagas Silva Santos, T. (2025). Economia política internacional, governança e administração pública - A reforma do Estado no Brasil: Brazilian State Administrative Reform. Revista Eletrônica De Administração, 31(Único). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/136437

Edição

Seção

Ensaios