Antecedentes do aprendizado a partir do erro no local de trabalho

Autores

Resumo

O objetivo deste trabalho é propor e testar um modelo do aprendizado a partir dos erros (APE) e seus antecedentes, relacionando os constructos liderança inclusiva, segurança psicológica, contexto de apoio e autoeficácia na perspectiva individual, dentro do ambiente organizacional. Adotou-se a abordagem quantitativa, com uma amostra de 242 indivíduos que atuam em organizações e possuem superiores. A análise dos dados foi feita por meio da modelagem de equações estruturais. Os resultados indicaram relações positivas entre a liderança inclusiva e a autoeficácia com o APE, e entre o contexto de apoio com a segurança psicológica. A relação da segurança psicológica com o APE e o efeito moderador da autoeficácia não foram confirmados. Uma explicação para esse resultado foi a alta pontuação dessa amostra na escala de APE (mediana no topo da escala), que resultou em baixa variabilidade. Por isso, para futuras pesquisas, especificar com mais detalhes quais tipos de erros devem ser considerados (erros mais graves) pode diminuir a pontuação do APE, aumentar a sua variabilidade e o poder preditivo de seus antecedentes.

Palavras-chave: Aprendizado a partir do erro. Liderança inclusiva. Segurança psicológica. Autoeficácia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elaine Cristina da Costa Carreira Sbrissa, Saint Paul Educacional

Mestre em Administração pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Coordenadora Executivo-Acadêmica da Saint Paul Educacional.

Diógenes de Souza Bido, Universidade Presbiteriana Mackenzie – SP / Brasil

Livre docente na área de \'Métodos Quantitativos e Informática: Estatística e Pesquisa Operacional\' pela FEA/USP (2019), Pós-doutorado no IPEN (2016), Doutor(2004) e mestre em Administração de Empresas pela FEA/USP (1999), Graduado em Engenharia Química pela Escola Superior de Química Oswaldo Cruz (1991). Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq (PQ-2) desde 2013. Professor adjunto na Universidade Presbiteriana Mackenzie desde 2005, atuando no Programa de Pós-graduação em Administração de Empresas desde 2007.

Almir Martins Vieira, Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM)

Doutor em Educação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Professor e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Administração de Empresas da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM).

Downloads

Publicado

2024-12-13

Como Citar

Sbrissa, E. C. da C. C., Bido, D. de S., & Vieira, A. M. (2024). Antecedentes do aprendizado a partir do erro no local de trabalho. Revista Eletrônica De Administração, 30(3). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/135576