Antecedentes do aprendizado a partir do erro no local de trabalho
Resumo
O objetivo deste trabalho é propor e testar um modelo do aprendizado a partir dos erros (APE) e seus antecedentes, relacionando os constructos liderança inclusiva, segurança psicológica, contexto de apoio e autoeficácia na perspectiva individual, dentro do ambiente organizacional. Adotou-se a abordagem quantitativa, com uma amostra de 242 indivíduos que atuam em organizações e possuem superiores. A análise dos dados foi feita por meio da modelagem de equações estruturais. Os resultados indicaram relações positivas entre a liderança inclusiva e a autoeficácia com o APE, e entre o contexto de apoio com a segurança psicológica. A relação da segurança psicológica com o APE e o efeito moderador da autoeficácia não foram confirmados. Uma explicação para esse resultado foi a alta pontuação dessa amostra na escala de APE (mediana no topo da escala), que resultou em baixa variabilidade. Por isso, para futuras pesquisas, especificar com mais detalhes quais tipos de erros devem ser considerados (erros mais graves) pode diminuir a pontuação do APE, aumentar a sua variabilidade e o poder preditivo de seus antecedentes.
Palavras-chave: Aprendizado a partir do erro. Liderança inclusiva. Segurança psicológica. Autoeficácia.
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Copyright (c) 2024 Elaine Cristina da Costa Carreira Sbrissa, Diógenes de Souza Bido, Almir Martins Vieira

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