LIQUIDEZ E VALOR NO MERCADO DE AÇÕES BRASILEIRO: MODELO DE CINCO FATORES

Autores

  • Odilon Saturnino Instituto Federal da Paraíba - IFPB/Professor de Finanças da Unidade Acadêmica de Gestão e Negócios - UAG.
  • Pierre Lucena Faculdade dos Guararapes – FG/Diretor Acadêmico Regional da Rede Laureate, para os Estados de Pernambuco e Paraíba.
  • Valéria Saturnino Universidade Federal de Pernambuco – UFPE/Doutoranda em Administração/Finanças

Palavras-chave:

Liquidez, Modelo de Cinco Fatores, ARMA/GARCH, Análise Fatorial.

Resumo

O artigo teve como objetivo explicar as causas dos desvios dos preços de ações em relação aos fundamentos a partir de variáveis analisadas por meio de modelos tradicionais de apreçamento de ativos, buscando explicar os desequilíbrios a partir da inclusão de um índice de liquidez. A partir de aplicações e modificações de modelos multifatoriais clássicos, foi verificada a eficácia desses modelos no Brasil. As carteiras de ativos foram formadas a partir de retorno, valor de mercado, razão Patrimônio Líquido/Valor de Mercado e liquidez, com rebalanceamento anual e análise correspondente ao período de setembro de 1995 a agosto de 2014. A contribuição teórica é de um modelo formado a partir de dados em painel e incluindo componentes autoregressivos, de média móvel e de variância condicional, construindo a versão de um modelo Autoregressivo de Média Móvel/Autoregressivo Condicional Heterocedástico Generalizado – ARMA/GARCH. Explica-se o desequilíbrio entre tendências de mercado e fundamentos a partir da inclusão de um índice de liquidez estimado por Análise de Componentes Principais, sendo o retorno explicado por um modelo de cinco fatores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Odilon Saturnino, Instituto Federal da Paraíba - IFPB/Professor de Finanças da Unidade Acadêmica de Gestão e Negócios - UAG.

Doutor em Administração/Finanças pelo Programa de Pós-Graduação em Administração (PROPAD) da Universidade Federal de Pernambuco – UFPE. Mestre em Administração pelo PROPAD/UFPE. Bacharel em Administração pela UFPE. Professor de Finanças da Unidade Acadêmica de Gestão e Negócios – UAG do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba – IFPB.

Pierre Lucena, Faculdade dos Guararapes – FG/Diretor Acadêmico Regional da Rede Laureate, para os Estados de Pernambuco e Paraíba.

Doutor em Administração/Finanças pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2005). Mestre em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE (2000) e Bacharel em Administração pela UFPE (1994). Atualmente é diretor Acadêmico Regional da Rede Laureate, para os Estados de Pernambuco e Paraíba, sendo responsável pela Faculdade dos Guararapes, Cedepe e Faculdade Internacional da Paraíba. É professor adjunto licenciado da Universidade Federal de Pernambuco e Professor Colaborador do programa de Pós-Graduação em Administração da UFPE e Coordenador do Núcleo de Estudos em Finanças e Investimentos (NEFI/PROPAD/UFPE).

Valéria Saturnino, Universidade Federal de Pernambuco – UFPE/Doutoranda em Administração/Finanças

Professora da Faculdade dos Guararapes, Sócia da CEPLAN MULTI Pesquisa, Gestão e Desenvolvimento Territorial e Doutoranda em Administração pelo PROPAD/UFPE. Mestre em Administração pelo PROPAD/UFPE (2013), Especialista em Finanças e Controladoria e Bacharel em Administração pela UFPE (2009), tendo obtido a Láurea Universitária (Média de 8,96). Tem experiência em Administração, com ênfase em Administração Financeira, Planejamento Estratégico e Gestão de Projetos.

Downloads

Publicado

2017-08-07

Como Citar

Saturnino, O., Lucena, P., & Saturnino, V. (2017). LIQUIDEZ E VALOR NO MERCADO DE AÇÕES BRASILEIRO: MODELO DE CINCO FATORES. Revista Eletrônica De Administração, 23(2), 191–224. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/61349