EMPRESA SIMULADA: UMA ESTRATÉGIA DIFERENCIADA NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM EM ADMINISTRAÇÃO
Palabras clave:
Aprendizado, simulação, vivência prática e ensino em administraçãoResumen
As organizações estão inseridas em um contexto de grande competitividade e de mudanças rápidas, envolvendo, portanto, a habilidade em lidar com grandes e complexas questões. Os cursos de Administração sofrem com a escassez de aulas práticas que possibilitaria um entendimento melhor da relação entre a teoria e a realidade do mercado. Neste contexto, o desenvolvimento de estratégias metodológicas que vão além do ensino tradicional contribuiu para o surgimento de uma metodologia de ensino baseada na aprendizagem vivencial, que é a Empresa Simulada. A finalidade de uma simulação é proporcionar ao participante uma situação real para que possa tomar decisões diante dos problemas que surgem no decorrer da operação e assim, sentir as conseqüências de suas ações. Dada à relevância da prática vivencial para o ensino em Administração, o objetivo deste trabalho foi analisar e descrever o modelo SEBRAE de Empresa Simulada através da compreensão de sua estrutura e funcionamento bem como a percepção dos alunos em relação à sua efetividade. Os dados foram obtidos por meio da aplicação de questionários e entrevistas aos diferentes segmentos envolvidos no projeto. Como resultado verificou-se a eficácia do modelo e a contribuição deste método de ensino no processo de aprendizagem dos cursos técnicos de administração. As variáveis trabalhadas apresentaram resultados satisfatórios, comprovando assim, a importância da Empresa Simulada para a qualificação dos futuros profissionais que serão inseridos no mercado de trabalho.Descargas
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Publicado
2013-06-22
Cómo citar
Reis, J. R., de Magalhães, E. M., Dias, T. C., dos Santos, J. A., & de Freitas Dias, C. A. (2013). EMPRESA SIMULADA: UMA ESTRATÉGIA DIFERENCIADA NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM EM ADMINISTRAÇÃO. Revista Electrónica De Administración, 11(3). Recuperado a partir de https://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/40663
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Sección
Artículos
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