Produção e renovação acadêmica sobre inovações educacionais em administração

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Resumen

Inovações educacionais são consideradas fundamentais no campo da educação, porém são tratadas implícita ou tangencialmente em Administração, em que sua produção acadêmica ainda é limitada e fragmentada, com enfoque mais pautado pelo conteúdo e método. Os avanços realizados em outros campos disciplinares demonstram a amplitude do tema (novas teorizações sobre o ensino, novas pedagogias de ensino, novas estruturas de ensino e novas políticas supraorganizacionais de ensino) e apontam caminhos promissores para repensarmos a inovação educacional em Administração. Este artigo objetiva sistematizar a produção acadêmica sobre inovações educacionais em Administração, integrando contribuições multidisciplinares que provoquem avanços em pesquisas futuras. Buscamos, com isso, estimular a reflexão acerca do que pode ser considerado inovação educacional e a gama de possibilidades para renovar as pesquisas, ao considerar proposições que reflitam os modos de pensar e interagir dos atores sociais que integram o ambiente educacional. O método envolve uma revisão sistemática da produção acadêmica, cujos resultados demonstram categorias que permitem melhor entender esta produção (definições, pedagogias, ambientes e carências) e integram conhecimentos multidisciplinares (fundamentos, processos, espaços e tecnologias). A principal contribuição deste artigo é situar a produção acadêmica em Administração e fornecer caminhos para sua renovação, considerando a inovação disruptiva e os aspectos sociomateriais do contexto educacional.

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Publicado

2025-03-26

Cómo citar

Bezerra, C. O., & Davel, E. P. B. (2025). Produção e renovação acadêmica sobre inovações educacionais em administração. Revista Electrónica De Administración, 31(Único). Recuperado a partir de https://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/137578

Número

Sección

Artigos de revisão