TRADIÇÃO E INOVAÇÃO NA ERA DIGITAL: VALOR SIMBÓLICO, CULTURA E MARKETING

Autores

  • Cecília Oliveira Bezerra Universidade Salvador Instituto Federal da Bahia
  • Eduardo Paes Barreto Davel Escola de Administração UFBA

Palavras-chave:

marketing digital, valor simbólico, artesanato, produto cultural, Tiffany’s & Co.

Resumo

O objetivo deste caso de ensino é proporcionar aprendizagem sobre a criação de valor simbólico e cultural de bens de consumo no contexto da comunicação virtual. Dessa forma, o caso também permite aprender sobre a importância desse tipo de valor dentro das práticas de marketing digital. A história gravita em torno da gestora Anna, que enfrenta uma crise na empresa que administra com sua mãe, diretora e fundadora. A Tear é uma empresa no segmento de moda, que confecciona objetos caracterizados pelo design sofisticado, trabalho artesanal refinado e peças únicas. Ao atender uma consumidora que pretende adquirir um vestido de noiva, Anna escuta um relato sobre a Tiffany’s & Co. e vislumbra, então, uma alternativa potencial para enfrentar a crise. Depois de conversar com a diretora, decide investir em uma visita na sede da Tiffany’s & Co. em Nova Iorque, nos Estudos Unidos. Ela conversa com várias pessoas e adquire várias experiências. Com tudo isso, Anna descobre como o marketing digital e o comércio eletrônico podem transformar produtos artesanais em objetos de desejo, conciliando inovação com tradição. Todavia, descobre também o inverso: como a dimensão cultural e simbólica pode qualificar as práticas de marketing digital.

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Publicado

2017-11-20

Como Citar

Bezerra, C. O., & Davel, E. P. B. (2017). TRADIÇÃO E INOVAÇÃO NA ERA DIGITAL: VALOR SIMBÓLICO, CULTURA E MARKETING. Revista Eletrônica De Administração, 23(3), 288–312. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/63214

Edição

Seção

Casos de Ensino