Repensando a carreira pública brasileira sob a perspectiva dos processos de transformações globais

Autores/as

Palabras clave:

Carreira. Força de trabalho. Indivíduo. Modelos de carreira. Mudanças globais

Resumen

Os processos de mudança organizacional estão se tornando cada vez mais comuns sob a óptica de estratégias, reestruturações ou tecnologias, sem levar em conta a mudança de relações que envolve o indivíduo com a organização, com a sociedade e consigo mesmo. Muitas pessoas estão valorizando menos os conceitos tradicionais como lealdade, autoridade, antiguidade ou promoção, de forma que o trabalho, a família, o autodesenvolvimento e a carreira possam receber atenção substancial. Este contexto coloca em evidência as particularidades da força de trabalho do serviço público federal brasileiro e a sua interrelação com o sistema de carreira, que foi adotado para esta classe de trabalhadores. Assim, o presente ensaio tem por objetivo adentrar no universo das teorias que exploram as características da carreira pública federal brasileira, com o intuito de defrontá-las com as teorias e tendências que abarcam a temática na atualidade. Para alcançar esse objetivo foi realizada uma pesquisa bibliográfica a partir de uma abordagem qualitativa, com natureza de ensaio teórico, em que se observou que existe um descompasso entre a realidade da carreira pública federal brasileira e a evolução das teorias que lidam com o tema.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Marco Aurélio Amaral de Castro, Fundação João Pinheiro (FJP) Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Mestrando do programa de administração pública da Fundação João Pinheiro (FJP), administrador de empresas e especialista em Gestão Pública. Atualmente é administrador na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Kamila Pagel de Oliveira, Fundação João Pinheiro (FJP)

Doutora e mestre em Administração. Possui graduação em  Administração Pública e é Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG) de Minas Gerais. Atualmente é professora na Fundação João Pinheiro (FJP).

Publicado

2022-08-31

Cómo citar

Castro, M. A. A. de, & Oliveira, K. P. de. (2022). Repensando a carreira pública brasileira sob a perspectiva dos processos de transformações globais. Revista Electrónica De Administración, 28(2), 433–454. Recuperado a partir de https://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/119865

Número

Sección

Artículos