CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO INTERNACIONAL: UM ESTUDO DO ACESSO DE EMPRESAS CEARENSES AO MERCADO EXTERIOR
Keywords:
Comércio exterior, marketing internacional, internacionalização, exportação, canais de distribuiçãoAbstract
O objetivo dessa pesquisa é identificar os canais de distribuição internacional utilizados pelas empresas exportadoras cearenses e analisar a importância do canal mais comumente utilizado para a mudança da condição não-exportadora para exportadora. Trata-se de uma pesquisa exploratória, tendo sido realizada uma pesquisa bibliográfica para fundamentação teórica e aplicado um questionário numa amostra não-probabilística por acessibilidade de 26 empresas. Os resultados comprovaram a seleção do canal de distribuição indireto como principal forma inicial de acesso das empresas exportadoras cearenses ao mercado internacional; que essa seleção recai sobre o uso do intermediário; que o estímulo para envolvimento inicial também se dá através de pedidos feitos por terceiros. Percebeu-se uma evolução do canal indireto para o canal direto entre o início das exportações pelas empresas pesquisadas e o atual estágio e que as principais razões citadas para o canal que utilizam no momento são relacionadas à capacidade financeira e gerencial das empresas.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2013-06-23
How to Cite
Colares Oliveira, M., de Oliveira Cabral, J. E., & Nunes da Silva, L. N. (2013). CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO INTERNACIONAL: UM ESTUDO DO ACESSO DE EMPRESAS CEARENSES AO MERCADO EXTERIOR. Electronic Review of Administration, 11(1). Retrieved from https://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/40694
Issue
Section
Articles
License
The author holds authorship rights, and authorizes REAd to publish the article on its website or in printed editions, not implying the payment of copyright or any other fee to the authors, and certifies that this article has not been published, to date, in any Brazilian journal.