COMPETÊNCIA EMOCIONAL GRUPAL: VALIDAÇÃO DE UM INSTRUMENTO DE PESQUISA NORTE-AMERICANO PARA USO NO CONTEXTO ORGANIZACIONAL BRASILEIRO

Autores

  • Lisiane Quadrado Closs Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS
  • Elaine Di Diego Antunes Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS

Resumo

Este artigo trata da validação, para uso no Brasil, de um instrumento para a avaliação da competência emocional em grupos. O conhecimento é criado e expandido através de interações sociais, onde a administração eficaz das emoções é essencial para o desempenho do grupo. Assim, aumenta a necessidade de compreensão dos fatores que facilitam e dificultam o trabalho em equipe, possibilitando intervenções que visem a alteração de baixos desempenhos. Realizou-se uma survey com 191 respondentes de 34 grupos em organizações de Porto Alegre e região metropolitana. Verificam-se carências nas competências Criação de recursos para trabalhar com a emoção, Confronto dos membros que rompem as normas e Compreensão organizacional; destacam-se positivamente Solução pró-ativa de problemas, Criação de relações externas e Criação de um ambiente afirmativo. Ratificam-se cinco das seis dimensões do construto original, sendo que duas delas constituíram uma única. Comparam-se os grupos com maiores e menores escores e resultados obtidos no Brasil e nos EUA. O instrumento validado poderá ser utilizado para futuras investigações.

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Publicado

2013-06-22

Como Citar

Quadrado Closs, L., & Di Diego Antunes, E. (2013). COMPETÊNCIA EMOCIONAL GRUPAL: VALIDAÇÃO DE UM INSTRUMENTO DE PESQUISA NORTE-AMERICANO PARA USO NO CONTEXTO ORGANIZACIONAL BRASILEIRO. Revista Eletrônica De Administração, 11(3). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/40659