Multiformidade e pejotização: (re)configurações do trabalho docente no ensino superior privado sob o capitalismo flexível

Autores

  • Catia Eli Gemelli Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul/Campus Osório http://orcid.org/0000-0002-7163-0494
  • Lisiane Quadrado Closs Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Aline Mendonça Fraga

Palavras-chave:

Relações de Trabalho. Trabalho Docente. Capitalismo Flexível. Pejotização.

Resumo

O sistema capitalista apresenta especificidades nas diferentes demarcações temporais ao longo do seu transcurso histórico. As transformações políticas, econômicas e sociais vivenciadas contemporaneamente no Brasil impactam em mudanças nas relações de trabalho, que repercutem na profissão docente. Dado esse contexto, o objetivo deste trabalho foi identificar e analisar as atuais configurações de trabalho docente em instituições privadas de ensino superior, sobretudo da região metropolitana de Porto Alegre (RS). Trata-se de um estudo exploratório, de natureza qualitativa, baseado em entrevistas semiestruturadas realizadas com dez docentes da área de Administração. Evidencia-se, a partir dos relatos, a primazia do curto prazo, principalmente nas instituições de ensino cujas relações envolvem trabalho autônomo ou contratação por pessoa jurídica. A precarização das relações de trabalho e o discurso de gestão de si mesmo alcançam o trabalho docente e resultam em um movimento de pejotização. A flexibilidade e volatidade revelam-se na exigência para que os/as docentes estejam sempre preparados/as a assumirem diferentes disciplinas a fim de minimizarem riscos de enfraquecerem ainda mais o seu vínculo com as IESs contratantes. No contexto do ensino superior privado, adaptabilidade, mobilidade e aceitação ao risco se sobressaem como condicionantes para o ingresso e a permanência na carreira docente.

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Biografia do Autor

Catia Eli Gemelli, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul/Campus Osório

Professora de Administração do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul/Campus Osório. Doutoranda em Administração na Universidade Federal do Rio Grande do Sul e do Programa de Doutoramento Intercalar da Universidade de Lisboa.

Lisiane Quadrado Closs, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professora Adjunta da Escola de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aline Mendonça Fraga

Doutora em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

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Publicado

2020-08-18

Como Citar

Gemelli, C. E., Quadrado Closs, L., & Mendonça Fraga, A. (2020). Multiformidade e pejotização: (re)configurações do trabalho docente no ensino superior privado sob o capitalismo flexível. Revista Eletrônica De Administração, 26(2), 409–438. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/101464

Edição

Seção

Artigos