Multiformidade e pejotização: (re)configurações do trabalho docente no ensino superior privado sob o capitalismo flexível
Palavras-chave:
Relações de Trabalho. Trabalho Docente. Capitalismo Flexível. Pejotização.Resumo
O sistema capitalista apresenta especificidades nas diferentes demarcações temporais ao longo do seu transcurso histórico. As transformações políticas, econômicas e sociais vivenciadas contemporaneamente no Brasil impactam em mudanças nas relações de trabalho, que repercutem na profissão docente. Dado esse contexto, o objetivo deste trabalho foi identificar e analisar as atuais configurações de trabalho docente em instituições privadas de ensino superior, sobretudo da região metropolitana de Porto Alegre (RS). Trata-se de um estudo exploratório, de natureza qualitativa, baseado em entrevistas semiestruturadas realizadas com dez docentes da área de Administração. Evidencia-se, a partir dos relatos, a primazia do curto prazo, principalmente nas instituições de ensino cujas relações envolvem trabalho autônomo ou contratação por pessoa jurídica. A precarização das relações de trabalho e o discurso de gestão de si mesmo alcançam o trabalho docente e resultam em um movimento de pejotização. A flexibilidade e volatidade revelam-se na exigência para que os/as docentes estejam sempre preparados/as a assumirem diferentes disciplinas a fim de minimizarem riscos de enfraquecerem ainda mais o seu vínculo com as IESs contratantes. No contexto do ensino superior privado, adaptabilidade, mobilidade e aceitação ao risco se sobressaem como condicionantes para o ingresso e a permanência na carreira docente.Downloads
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Publicado
2020-08-18
Como Citar
Gemelli, C. E., Quadrado Closs, L., & Mendonça Fraga, A. (2020). Multiformidade e pejotização: (re)configurações do trabalho docente no ensino superior privado sob o capitalismo flexível. Revista Eletrônica De Administração, 26(2), 409–438. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/101464
Edição
Seção
Artigos
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