A cartografia como fazer-metodológico de pesquisadores organizacionais

investigando fenômenos contemporâneos

Authors

  • Eduardo Carneiro Lima Instituto de Ciências Sociais - Universidade de Lisboa https://orcid.org/0000-0001-8785-8074
  • Ana Cristina Batista dos Santos Universidade Estadual do Ceará - PPGA/UECE
  • Patrícia Passos Sampaio Universidade de Fortaleza - Unifor

Keywords:

Cartografia, Flexibilidade metodológica, Estudos Organizacionais, Fenômeno slash.

Abstract

Este artigo tem como objetivo descrever um processo de pesquisa, em que utilizamos o método cartográfico para estudo de um tema fronteiriço no campo dos estudos organizacionais e do trabalho: o fenômeno slash. Propomos uma discussão metodológica sobre a cartografia, ampliando as possibilidades teóricas e empíricas, principalmente, para os estudos organizacionais. Descrevemos o processo cartográfico da nossa pesquisa em 03 (três) rotas: sobre a cartografia; sobre o cartógrafo; e cartografando. Como resultados, apresentamos 04 (quatro) sínteses, quais sejam: (i) o pesquisador-cartógrafo como parte da geografia de sua pesquisa; (ii) a convicção de que o trabalho do cartógrafo é construído aos poucos e em detalhes; (iii) as principais características observadas em campo sobre a cartografia nos estudos organizacionais; e (iv) contraponto a uma possível glamourização da dinâmica do fenômeno slash.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Eduardo Carneiro Lima, Instituto de Ciências Sociais - Universidade de Lisboa

Doutorando em Sociologia pelo Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (OpenSoc), com foco nas startups e ecossistemas de inovação; mestre em Administração pela Universidade Estadual do Ceará, com período sanduíche cursado em São Paulo na FGV/SP e foco em carreiras e novas profissões; pós graduado em Marketing pelo Instituto Cotemar; e graduado em Administração pela Universidade Federal do Ceará. Pesquisador do Grupo Integra Saberes sobre Trabalho, Organizações e Gestão na UECE.

Ana Cristina Batista dos Santos, Universidade Estadual do Ceará - PPGA/UECE

Doutora em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN, 2013). Mestre em Administração pela Universidade Estadual do Ceará (2005). Docente e pesquisadora na Universidade Estadual do Ceará (UECE). Experiência em pesquisa na área de Administração, atuando principalmente nos seguintes temas: psicodinâmica do trabalho, mudanças nas organizações e na administração sob o capitalismo flexível, pesquisa qualitativa. #curriculoquadrienio20172020

Patrícia Passos Sampaio, Universidade de Fortaleza - Unifor

É doutora em Saúde Coletiva pela Ampla Associação UECE/UFC/UNIFOR(2016). Fez Doutorado Sanduíche na Universidade do Porto(2014). Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (1988), mestrado em Psicologia pela Universidade de Fortaleza (2000). É professora titular da Universidade de Fortaleza. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Organizacional e do trabalho, Psicodinâmica do Trabalho e Psicologia Institucional, atuando principalmente nos seguintes temas: saúde, trabalho, instituições e grupos.

Published

2022-08-31

How to Cite

Lima, E. C., Batista dos Santos, A. C., & Sampaio, P. P. (2022). A cartografia como fazer-metodológico de pesquisadores organizacionais: investigando fenômenos contemporâneos. Electronic Review of Administration, 28(2), 351–371. Retrieved from https://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/119231