CARACTERIZAÇÃO DE PERFIS DE CONSUMIDORES QUANTO À DISPOSIÇÃO DE ADOÇÃO DE PRODUTOS E SERVIÇOS BASEADOS EM TECNOLOGIA A PARTIR DA UTILIZAÇÃO DO MÉTODO DE GRADE OF MEMBERSHIP (GOM)

Autores

  • Marcelo de Rezende Pinto Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG
  • Danielle Ramos de Miranda Pereira Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG
  • Leonardo Lemos da Silveira Santos Universidade Federal de Lavras (UFLA)

Palavras-chave:

Comportamento do consumidor de tecnologia, Disposição para a tecnologia, Technology Readiness Index (TRI), Teoria de Conjunto Nebulosos, Grade of Membership (GoM)

Resumo

Diante do constante avanço das tecnologias atuais, bem como da notável emergência de novas tecnologias, um dos desafios fundamentais para as empresas que pretendem desenvolver produtos e serviços baseados em tecnologia é assegurar a adoção e a satisfação por parte dos consumidores. À despeito de sua importância, percebe-se que existem ainda poucas investigações que contemplam essa temática no contexto brasileiro. Sendo assim, este trabalho procurou investigar o quão prontos os consumidores brasileiros estão para adotarem e usarem efetivamente novas tecnologias no trabalho e em casa, delineando perfis diferenciados de comportamentos. A pesquisa que envolveu 298 consumidores foi baseada em estudos de Parasuraman (2000) e Parasuraman & Colby (2002) e na escala desenvolvida por esses autores que foi devidamente avaliada e adaptada ao contexto brasileiro por Souza & Luce (2003). Os dados foram analisados com a utilização de uma metodologia que utiliza a Teoria de Conjuntos Nebulosos (Fuzzys) denominada Grade of Membership (GOM). Os resultados indicaram a caracterização de três perfis de respondentes  - baixo, médio e alto – com relação  à disposição de adoção de produtos e serviços baseados em tecnologia.  Concluiu-se que os resultados da pesquisa podem ser relevantes para organizações de vários portes e tipos que atualmente enfrentam ou enfrentarão questões ligadas à tecnologia no oferecimento de seus produtos e serviços e nas suas interações com os clientes.  Ademais, no tocante ao método de Grade of Membership (GoM), pode-se afirmar que ele traz contribuições importantes para os pesquisadores da área de Marketing, uma vez que representa um avanço das técnicas normalmente utilizadas para a identificação de perfis ou segmentos de consumidores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2013-05-13

Como Citar

de Rezende Pinto, M., Ramos de Miranda Pereira, D., & Lemos da Silveira Santos, L. (2013). CARACTERIZAÇÃO DE PERFIS DE CONSUMIDORES QUANTO À DISPOSIÇÃO DE ADOÇÃO DE PRODUTOS E SERVIÇOS BASEADOS EM TECNOLOGIA A PARTIR DA UTILIZAÇÃO DO MÉTODO DE GRADE OF MEMBERSHIP (GOM). Revista Eletrônica De Administração, 13(2), 325–345. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/39923