ARTICULANDO A ETNOGRAFIA E A GROUNDED THEORY NA PESQUISA DO CONSUMIDOR

Autores

  • Marcelo de Rezende Pinto Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Belo Horizonte/MG Brasil

Palavras-chave:

Etnografia, Grounded Theory, Pesquisa do consumidor

Resumo

Este trabalho tem por objetivo relatar a experiência de campo de um pesquisador que buscou articular em um mesmo desenho de pesquisa a utilização da grounded theory (em sua vertente construtivista) e a etnografia.  Para isso, buscou-se dividir o trabalho em três partes distintas. Na primeira parte, foram apresentadas de forma sucinta as duas metodologias de uma maneira ampla, introduzindo alguns dos seus princípios fundamentais. Na segunda parte, foram descritos os principais pontos do trabalho de campo que foi realizado com o objetivo de investigar a forma como os consumidores brasileiros oriundos das classes mais populares vivenciam suas experiências de consumo de produtos eletrônicos. Essa parte do artigo destaca algumas reflexões acerca das exigências práticas para a “operacionalização” de pesquisas comprometidas com “espírito” da etnografia e da grounded theory, explora os pontos de aderência, bem como joga luz sobre algumas questões desafiadoras que ainda exigem uma reflexão maior acerca da conjugação entre as duas metodologias. Por fim, de forma breve, tentou-se esboçar, à guisa de uma conclusão, as possíveis contribuições para a pesquisa do consumidor da articulação entre as metodologias. 

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Publicado

2014-07-17

Como Citar

de Rezende Pinto, M. (2014). ARTICULANDO A ETNOGRAFIA E A GROUNDED THEORY NA PESQUISA DO CONSUMIDOR. Revista Eletrônica De Administração, 20(2), 397–424. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/42135