SATISFAÇÃO NO SERVIÇO PÚBLICO: UM ESTUDO NA SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL DO TRABALHO E EMPREGO NO CEARÁ

Autores

  • Isac de Freitas Brandão Universidade Federal do Ceará - Fortaleza/CE
  • Leticia Cesar de Lima Universidade Federal do Ceará - Fortaleza/CE
  • Augusto César de Aquino Cabral Universidade Federal do Ceará - Fortaleza/CE
  • Sandra Maria dos Santos Universidade Federal do Ceará - Fortaleza/CE
  • Maria Naiula Monteiro Pessoa Universidade Federal do Ceará - Fortaleza/CE

Palavras-chave:

Satisfação no trabalho, Teoria bifatorial de Herzberg, Administração pública.

Resumo

A satisfação no trabalho é vista como um aspecto que, quando presente, motiva os empregados e afeta positivamente sua produtividade. Nesta perspectiva, o presente estudo buscou identificar os fatores preponderantes para satisfação no trabalho na Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE/CE), à luz da teoria bifatorial de Herzberg. Foi realizada uma survey com três grupos distintos de agentes públicos: auditores fiscais do trabalho, servidores administrativos e estagiários. Os dados foram analisados por meio de métodos quantitativos e análise de conteúdo. O questionário continha uma escala de satisfação tipo Likert de cinco pontos, versando sobre o nível de satisfação dos pesquisados com cinco fatores motivacionais e seis fatores higiênicos, além de duas perguntas abertas sobre outros aspectos com os quais os respondentes estariam satisfeitos ou insatisfeitos. Os resultados revelaram que os fatores motivacionais que predominaram na geração da satisfação, nos três grupos investigados foram a realização profissional, as atividades desempenhadas e a responsabilidade atribuída; entre os fatores higiênicos, os respondentes mostraram-se mais satisfeitos, de forma geral, com a supervisão e com os relacionamentos interpessoais. Estes resultados corroboram pesquisas anteriores realizadas em outras entidades governamentais. Adicionalmente, análises de correlação e testes não paramétricos mostraram que as características do perfil do respondente podem influenciar na satisfação com alguns fatores motivacionais e higiênicos analisados.

 

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Publicado

2014-04-01

Como Citar

de Freitas Brandão, I., Cesar de Lima, L., de Aquino Cabral, A. C., dos Santos, S. M., & Monteiro Pessoa, M. N. (2014). SATISFAÇÃO NO SERVIÇO PÚBLICO: UM ESTUDO NA SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL DO TRABALHO E EMPREGO NO CEARÁ. Revista Eletrônica De Administração, 20(1), 90–113. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/36344

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