PRODUÇÃO ACADÊMICA NACIONAL EM CONTABILIDADE: ANÁLISE DAS TESES E DISSERTAÇÕES PRODUZIDAS ENTRE 2007 E 2016

Autores

  • Emiliano Sousa Pontes UFC - Universidade Federal do Ceará
  • Régis Barroso Silva Unichristus - Centro Universitário Christus http://orcid.org/0000-0002-3749-6199
  • Augusto Cézar de Aquino Cabral UFC - Universidade Federal do Ceará
  • Sandra Maria dos Santos UFC - Universidade Federal do Ceará
  • Maria Naiúla Monteiro Pessoa UFC - Universidade Federal do Ceará

Palavras-chave:

pesquisa em contabilidade, produção acadêmica, bibliometria

Resumo

Nos últimos anos, a pós-graduação na área da contabilidade cresceu consideravelmente no Brasil e, consequentemente, tem havido um aumento expressivo das pesquisas científicas nesse campo. O objetivo do presente estudo consiste em analisar as teses e dissertações produzidas nos cursos de pós-graduação stricto sensu da área da Contabilidade no período de 2007 a 2016, tomando como base as informações dos trabalhos disponibilizadas no Banco de Teses & Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Esta pesquisa torna-se relevante porque proporciona o mapeamento da última década de produção acadêmica dos programas de pós-graduação selecionados. Trata-se de um estudo bibliométrico de caráter descritivo no qual os resultados apontam para um maior nível de produtividade pelo programa de pós-graduação da Universidade de São Paulo (USP). Como principais temas das teses e dissertações produzidas no período destacaram-se, primeiramente, controladoria e contabilidade gerencial, seguido por contabilidade financeira. Quanto aos aspectos metodológicos das produções, foi encontrada uma maior preferência pela realização de pesquisas quantitativas, descritivas e de caráter empírico. Acredita-se que os resultados obtidos possibilitam identificar as características da natureza do conhecimento gerado no campo de estudo da contabilidade, demonstrando as principais tendências de pesquisa na área. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Emiliano Sousa Pontes, UFC - Universidade Federal do Ceará

Mestre em Administração e Controladoria na linha pesquisa de Organizações, Estratégia e Sustentabilidade pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Especialização em andamento em Pedagogia Empresarial e Educação Corporativa pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER), Bacharel em Secretariado Executivo pela UFC e graduação incompleta em Administração pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Professor do curso técnico em Secretariado no Instituto Centro de Ensino Tecnológico (CENTEC). Foi bolsista da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP), no período 2015-2017. Membro da Associação Brasileira de Pesquisa em Secretariado (ABPSEC). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Secretariado Executivo (GEPES) da UFC, com certificação pelo CNPq. Pesquisador de temas relacionados ao Secretariado Executivo e aos Estudos Organizacionais. Possui artigos publicados em eventos nacionais e periódicos científicos e capítulos de livros.

Régis Barroso Silva, Unichristus - Centro Universitário Christus

Mestre em Administração e Controladoria pela Universidade Federal do Ceará (2017), graduado em Administração pela Faculdade Cearense (2013) e graduando em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Ceará. Foi Bolsista de Iniciação Científica PIBIC/CNPq entre 2014 e 2015. Possui experiência nas áreas de administração, auditoria, logística e produção. Desenvolve pesquisas acadêmicas no ramo da Contabilidade, especificamente nos temas: Controladoria, Disclosure, Governança Corporativa e Normas Contábeis Internacionais. Possui artigos publicados em eventos e congressos locais, regionais e nacionais.

Augusto Cézar de Aquino Cabral, UFC - Universidade Federal do Ceará

Possui graduação em Administração pela Universidade de Fortaleza (1988), mestrado em Administração pela Universidade Estadual do Ceará (1996), mestrado em Educational Administration and Supervision - University of New Hampshire (1991) e doutorado em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (2001). Atualmente, é Associado II da Universidade Federal do Ceará, onde atua no Programa de Pós-Graduaçao em Administraçao e Controladoria (PPAC), principalmente nos campos dos estudos organizacionais e da gestao de pessoas.

Sandra Maria dos Santos, UFC - Universidade Federal do Ceará

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Ceará (1978), mestrado em Economia pela Universidade Federal do Ceará (1989) e doutorado em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco (1998). Professor associado Faculdade de Economia, Administração, Atuaria e Contabilidade/FEAAC, da Universidade Federal do Ceará/UFC, atuando na graduação e pós graduação (Programa de Pós Graduação em Administração e Controladoria/PPAC). Atualmente é vice- diretor da FEAAC/UFC . Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Organização Industrial e Estudos organizacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: estratégia, competitividade, economia criativa, controladoria e gestão .

Maria Naiúla Monteiro Pessoa, UFC - Universidade Federal do Ceará

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Ceará (1986), mestrado em Economia pela Universidade Federal do Ceará (1992) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000). Atualmente é professor Titular da Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Orçamento e Gerência de Custos, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão de custos, gestão, custos, controladoria e custos e tomada de decisão.

Downloads

Publicado

2017-11-20

Como Citar

Pontes, E. S., Silva, R. B., de Aquino Cabral, A. C., dos Santos, S. M., & Monteiro Pessoa, M. N. (2017). PRODUÇÃO ACADÊMICA NACIONAL EM CONTABILIDADE: ANÁLISE DAS TESES E DISSERTAÇÕES PRODUZIDAS ENTRE 2007 E 2016. Revista Eletrônica De Administração, 23(3), 239–258. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/62419