O novo luxo na atualidade e o engajamento das melhores marcas globais do mercado da moda na internet

Autores

Resumo

Este estudo analisa a presença online de marcas globais de moda à luz do novo luxo. Identificando resistências tradicionais à integração digital, destaca-se que seis das nove marcas pesquisadas adotam estratégias condizentes com o novo luxo, enfatizando interação, diálogo e venda de produtos premium no mercado brasileiro. Observa-se um compromisso crescente com a sustentabilidade, especialmente nas marcas Louis Vuitton e Dior, que incorporam ações ambientais e sociais em suas plataformas online. A análise de redes sociais (ARS) revela a interconexão entre os conceitos de luxo e sustentabilidade. Limitações incluem a amostragem restrita a marcas de moda e a falta de pesquisa sobre a exclusividade nas plataformas digitais. O estudo destaca a importância da compreensão aprofundada do engajamento das marcas de luxo na internet para orientar estratégias de marketing digital na pós-modernidade.

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Biografia do Autor

Claudio Luiz Fontes, Universidade Salvador

Pesquisador multidisciplinar especializado nas áreas de Marketing e Turismo. Doutorando pelo Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional e Urbano (PPDRU) da Universidade Salvador (UNIFACS), bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB). Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Administração (PPGA) da UNIFACS. Pesquisa o turismo regenerativo e seu impacto no desenvolvimento local. 

Marluce Dantas de Freitas Lodi, UNIFACS

Doutora em Administração pela UNIGRANRIO, Mestre em Administração pela UNIGRANRIO, Especialização e Graduação em Marketing pela UCAM. Atualmente é Professora Permanente do Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Salvador - PPGA UNIFACS. Foi bolsista CAPES durante o período do doutorado e realizou estágio doutoral pelo Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa. Como Professora de IES, atua no curso de Mestrado em Administração e na graduação nos cursos de Administração, Marketing, Publicidade e Propaganda. Tem experiência como integrante de Núcleo Docente Estruturante de Cursos de Marketing e Orientadora de Escritório de Práticas de Marketing para estudantes de graduação. Integrante da equipe de correção das provas do ENADE 2012, 2015 e 2018. Avaliadora de artigos submetidos a congressos e periódicos. Durante mais de 20 anos prestou serviços para diversas empresas em várias funções na área de Marketing, atuando também com consultoria de Marketing e Vendas. Tem interesse em pesquisas relacionadas a Estudos do Consumo e Marketing.

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Publicado

2024-09-03

Como Citar

Fontes, C. L., & Dantas de Freitas Lodi, M. (2024). O novo luxo na atualidade e o engajamento das melhores marcas globais do mercado da moda na internet. Revista Eletrônica De Administração, 30(2). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/131284